[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A filigrana moderna de Liliana Guerreiro

A designer portuguesa conquista galardão de Melhor Peça de Joalharia, em Munique.

A designer de joias portuguesa Liliana Guerreiro acaba de ser distinguida com o prémio de Melhor Peça de Joalharia, durante uma gala promovida por uma das maiores feiras de joalharia na Europa, a Inhorgenta Munique, na Alemanha.

De entre as 33 peças pré-selecionadas pelo júri, o seu colar ‘Elementos’, uma reinterpretação moderna da técnica tradicional da filigrana portuguesa, consagrou-se o grande vencedor da categoria eleita por votação online, um prémio que “valoriza aquilo que a joalharia portuguesa representa atualmente: a aliança entre a herança da tradição e a visão contemporânea do design”, realça a designer, em comunicado.

A peça galardoada faz parte da coleção ‘Elementos’, do seu projeto Filigrana. Delicado e fino, o fio de ouro é enrolado com técnica e perícia, criando uma textura orgânica, que traduz a ideia de movimento constante.

Natural de Viana do Castelo, Liliana Guerreiro, percursora da joalharia contemporânea portuguesa, encontrou na filigrana a inspiração para o seu trabalho, “desconstruindo a complexidade da técnica nos seus elementos primários – o filum (fio) e o granum (grão)”, lê-se em comunicado.

Do seu amplo currículo internacional, destaca-se a vitória no 1º Concurso Internacional de Filigrana, em 2007, e o convite para expor a sua coleção no MoMA e no MAD – Museu de Arte e Design, ambos em Nova Iorque.

Em Portugal, as suas peças encontram-se à venda nas lojas Elements, no Porto e em Lisboa, no Museu de Serralves, no Porto, e na sua loja online.

Veja mais em Moda

PUB