[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A Monstra está de volta

De 16 a 26 de março, o Festival de Animação regressa a Lisboa para homenagear o cinema italiano.

A Monstra – Festival de Animação de Lisboa está de regresso para a 16ª edição, que decorre de 16 a 26 de março. Entre competições, retrospetivas e antestreias nacionais, traz consigo aproximadamente 500 filmes de animação.

Este ano, Itália será o país convidado, numa homenagem que abrange sessões de curtas contemporâneas, retrospetivas a mestres da animação italiana, como Bruno Bozzeto, Enzo D’Aló e Julia Gromskaya e Simone Massi, e ainda curtas que marcaram a história do cinema de animação deste país europeu.

Do leque de novidades deste ano, destaca-se o encontro de Animação e Realidade Virtual, que se realizará a 18 de março, no Cinema São Jorge. “A animação tem sido utilizada como conteúdo para plataformas e projetos de realidade virtual, principalmente na indústria dos videojogos, mas já está a dar os primeiros passos também na produção de conteúdos cinematográficos”, lê-se em comunicado.

Rachid El Guerrab, gestor de projetos da Google Spotlight Stories, Tim Ruffle, realizador que colabora com os estúdios Aardman, Luke Ritchie, Head of Interactive Arts do Nexus Studios, Rui Guedes, fundador da Ground Control Games, e Rafael Antunes, da Universidade Lusófona, constituem o quadro de oradores deste encontrode entrada livre, sujeita a inscrição.

De seguida, os participantes poderão ainda experimentar a tecnologia com diversos projetos dos oradores do painel, através de equipamentos HTC VIVE e Google Cardboard.

Nesta edição, e pela primeira vez, o Festival contará ainda com uma sessão dedicada à animação para adultos – Triple X, com uma seleção de filmes para maiores de 18 anos, que terá lugar no Cinema Ideal, em Lisboa.

Da competição internacional de longas-metragens desta edição, fazem parte filmes como ‘A Minha Vida de Courgette’, uma estreia absoluta em Portugal, da autoria Claude Barras, que estará presente nesta edição para apresentar o filme, nomeado para os Óscares 2017, como Melhor Filme de Animação.

Na corrida ao Prémio Vasco Granja/SP Autores, estarão 13 curtas nacionais, produzidas em 2016, por realizadores como Filipe Abranches, Jorge Ribeiro, Pedro Brito, Paulo D’Alva ou António Pinto.

Tal como nas edições anteriores, a Monstra’17 conta também com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de estudantes, competição Curtíssimas – com filmes até dois minutos, e competição Monstrinha, dedicada ao público mais novo, a decorrer até 16 de março.

Durante os fins-de-semana, na secção Pais e Filhos, a Monstra organiza, mais uma vez, sessões gratuitas no Baby Monstra, para crianças até aos 3 anos, curtas italianas e longas-metragens para os mais pequenos, e ainda workshops de animação para pais e filhos.

Detalhes:

Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa

Quando? De 16 a 26 de março

Onde? Cinema São Jorge, Cinema Ideal, City Alvalade e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Bilhetes

Mais informações sobre o encontro de Animação e Realidade Virtual

Veja mais em Cinema

PUB