[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A tradição natalícia na Alemanha

Por esta altura na Alemanha, as luzes iluminam as cidades, o cheiro a vinho quente e doces invade os mercados, a música toca em plano de fundo e o verdadeiro espírito natalício conquista até os menos apreciadores da época.

O Natal (Weihnachtzeit) na Alemanha começa com o período de Advento (Adventszeit), no final do mês de novembro, e dura até ao dia 24 de dezembro. É nesta época do ano que acontecem os conhecidos Weihnachtsmarkt, ou Mercados de Natal. Nas bancas decoradas de vermelho, verde e branco, os comerciantes vendem artesanato, nozes, amêndoas torradas, gluhwein – o conhecido vinho quente – especialidades regionais, gorros, luvas… de tudo um pouco!

Quisemos conhecer um pouco mais sobre esta tradição e fomos até à Baviera, o maior estado alemão, visitar quatro mercados de Natal. Em cada cidade, uma magia diferente.

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg é uma cidade romântica. É pequena, acolhedora, e situada no abrigo de muralhas que rodeiam a cidade. O seu ambiente medieval atrai milhares de turistas. As ruas contam histórias de reis e imperadores, guardam segredos da Idade Média e revelam cicatrizes das batalhas que a cidade teve de enfrentar.

No Natal, ganha outra vida: o Reitelersmarkt de Rothenburg é um dos mais antigos mercados de Natal da Alemanha. A cidade transforma-se num conto natalício. Nas ruas, as bancas vendem o vinho quente branco típico da região e artesanato. Se quiser, pode ainda saborear uma salsicha no pão ou até um crepe com chocolate.

Não é só na rua que se passa a ação. Com o frio que se faz sentir e a neve que pode cair a qualquer momento, é preciso encontrar um local quente para descansar… e fazer algumas compras! A loja Käthe Wohlfahrt dedica-se exclusivamente a vender decorações natalícias durante todo o ano. Sim, esta loja está aberta até no verão. Por isso, se não conseguir ir até Rothenburg no inverno, pode a qualquer altura comprar um enfeite para a sua árvore de Natal. Aqui encontra um mundo mágico: mais de 30 mil ornamentos, presépios, quebra-nozes, caixas de músicas, têxteis… Pode ainda visitar o Museu de Natal e ver uma árvore com 3,5 metros de altura. Tudo numa só loja.

O Mercado de Natal em Rothenburg pode ser visitado até dia 23 de dezembro. Se for até lá, deixo-lhe ainda duas sugestões imperdíveis: contrate um guia turístico e dê uma volta pela cidade. Visite o Museu da Cidade Imperial, a Casa dos Artesãos e a Igreja de Santiago e aprecie a paisagem a pé ou de bicicleta. Não pode ainda sair de Rothenburg sem fazer a Night Tour: durante aproximadamente uma hora e meia, é acompanhada por um guia de outros tempos. Vestido com roupa da época, irá levá-la pelos recantos da cidade, contando a história deste pequeno local de uma forma interessante e com um pouco de humor à mistura (€7,50).

Se quiser guardar uma recordação gastronómica, então tem de levar consigo as famosas Schneeballen (Bolas de Neve) de Rothenburg, feitas com massa de tarte segundo uma receita tradicional.

Bamberg

É conhecida como a cidade da cerveja, mas no Natal transforma-se no local por excelência dos presépios. Encontra-os por todo o lado, em igrejas, lojas e montras e até num museu, o Krippenmuseum (Museu dos Presépios). Erk Baumann é a rosto por detrás deste museu. Com apenas três anos, apaixonou-se por um presépio que tinha em casa, mas os seus pais não lho quiseram oferecer. Decidiu construir um ele próprio. Desde então tem colecionado presépios de todo o mundo, até de Estremoz. A exibição muda. Por isso, pode ir lá várias vezes, que nunca verá o mesmo presépio. Em cada exposição, mostram-se “cerca de 60 presépios, o que corresponde apenas a um ou dois por cento da coleção”, explica Erk.

Também em Bamberg, classificada Património Mundial da UNESCO desde 1993, encontra um Mercado de Natal, na Maxplatz. Aqui, a aventura pode ser outra: para além das compras, procure as canecas nas quais pode beber vinho quente ou chocolate quente. Em cada cidade, há uma caneca diferente e especial. Se fizer um tour por vários mercados, pode trazer uma recordação de cada um. Em Bamberg, vi a melhor caneca da viagem: uma bota de Natal com decorações natalícias. Até o chocolate quente soube melhor!

Se quiser descansar um pouco dos mercados, pare para jantar no Schlenkerla. Lá poderá experimentar vários pratos típicos da Alemanha e beber uma cerveja defumada, típica da zona.

Regensburg

Nesta cidade, também considerada Património Mundial da UNESCO, em 2006, encontram-se vários mercados de Natal, mas um é mais especial do que os outros. Realizado nos pátios do palácio dos príncipes Thurn e Taxis (o Castelo de St. Emmercam), é um dos mercados mais românticos. À noite, os caminhos são iluminados com tochas, em cada canto encontra uma fogueira para se aquecer, e há música ao vivo, vinho quente (claro!) e muita comida. Pode ainda passear a pé e fugir da confusão refugiando-se ao pé do lago. A entrada custa aproximadamente €8,50.

Lá dentro, encontra ainda uma banca que vende chapéus. Não é uma banca qualquer. É a banca do mestre dos Chapéus de Regensburg! Desde 1875 que a família Andreas fabrica chapéus. No mercado, poderá comprar um até 23 de dezembro, mas na cidade encontra a sua loja, situada junto à majestosa catedral. São feitos de pelo de coelho e a produção implica mais de 70 passos! Na loja, encontra chapéus de todo o tipo e feitio, desde gorros a chapéus de caça. O primeiro piso é dedicado aos homens e o segundo às mulheres. Mesmo que não vá comprar, vale a pena passar por lá e experimentar alguns modelos: tem mais de cem mil por onde escolher. Acredite: vai sentir-se uma pessoa diferente com cada chapéu que experimentar!

Munique

Na capital da Baviera, encontra um dos maiores mercados de Natal e o mais antigo da cidade de Munique, que data do século XIV. O Christkindmarket acontece na tradicional praça da cidade, a Marienplatz, e tem cerca de 200 bancas a vender tudo aquilo de que precisa para decorar a casa e a árvore de Natal, incluindo, claro, todas as peças para fazer o seu próprio presépio.

Se for demasiado tarde para viajar até à Baviera ainda este mês, guarde a informação e já sabe: em 2015, o destino de férias de Natal é a Alemanha!

Imagem de destaque: Rothenburg. Fotos © Turismo de Rothenburg, Arquivos do Turismo de Bamberg, Turismo de Regensburg.

Viajámos a convite do Turismo Alemão .

Veja mais em Lifestyle

PUB