[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

‘Alentejo, Alentejo’ já é dvd

Terça-feira à noite, Culturgest cheia. Às 20h30, são lançados o CD e o DVD do filme ‘Alentejo, Alentejo’, e para a sua apresentação estão no palco Sérgio Tréfaut, o realizador, e quatro cantadores (é assim que se diz) que participam no filme.

A sala é pequena para tanta gente, entre músicos profissionais, cantadores dos grupos de cante da zona de Lisboa, curiosos e apaixonados pelo Alentejo. No fim dos discursos, vários homens juntam-se para cantar numa sala com condições acústicas limitadas, mas o resultado (mesmo numa gravação de telemóvel) é sonoramente excelente:

Às 21h30 começa a projeção do filme, agora no auditório da Culturgest e também esta sala está cheia. O filme, que segundo Trefaut foi das películas portuguesas mais vistas em 2014, é exemplar na demonstração das diversidades melódica, harmónica e rítmica que se encontram no Cante, na diversidade das formações que o cantam, mas na unicidade dos costumes: quando o Cante surge espontaneamente, ou quando se fala sobre o cante, há sempre um copo de vinho, uma boa chouriça e uma açorda de alho. As entrevistas são todas feitas na cozinha ou na tasca, retratando exatamente o que acontece nas famílias alentejanas, em que se canta e se come para celebrar.

O filme emociona os presentes. O espetador sentado ao meu lado, que ainda não tem 30 anos, canta cada vez mais alto. Como ele, há outros que começam a participar nas modas, mesmo sem serem convidados.

Há também quem se ria, reconhecendo-se nas histórias da pobreza e do trabalho no campo, contadas com ligeireza e graça por Catarina Amador: “Até me admira como ainda estou viva.”

Há quem se espante com as rimas do poeta popular Bento Maria Adega, que, na sua casa nos Olivais, em Lisboa, conta em verso a origem do cante alentejano, e há muita música coral interpretada na perfeição. ‘Alentejo, Alentejo’ é um filme maravilhoso, completo e emocionante.

Agora, já não há desculpas para não o ver. Se não conseguiu ir ao cinema, pode vê-lo em casa. O CD e o DVD estão disponíveis por €11,99 cada.

Foto retirada do filme.

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB