[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Rita Alves, autora do blogue Beijos Sabura

Rita Alves. 37 outonos. Mãe de um Guerreiro de Voz Branca com 5 anos. Professora de 1º ciclo e coordenadora do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa (Instituto Piaget). Licenciou-se em Educação Física e sempre se dedicou à condição física… das palavras. “Gosto de pensar nas palavras e de escrever. Tenho vários sonhos, mas o que me traz a esta página é: parar no meu tempo diário, encontrar-lhe algo de bom e escrevê-lo”.

Mini bio:

Nome: Rita Alves

Idade:
 Quase 38 outonos

Naturalidade: Lisboeta, mas de alma alentejana

Blog:
 Beijos Sabura

No meu blogue encontra: Beijos Sabura, que são momentos de prazer e muita alegria. Beijar Sabura é querer olhar, sentir e partilhar pequenos nadas que nos enchem a alma: um sonho, uma palavra, uma música, um gesto, um pensamento, uma vontade, uma ideia, uma luta, um início ou um fim. No Beijo Sabura encontra tudo o que possa ficar à memória da pele!

Locais sagrados em Portugal – Pôr do sol de Sagres

Sou rapariga para apontar sempre as coordenadas para sul. Das várias paisagens pintadas de dourado, azul e verde que existem por aquelas bandas, há algumas que são sagradas. Sagres é uma das minhas paisagens preferidas, serve para renovar, esfoliar e acalmar a mente. Agradeço ao Universo todos os espetáculos que se passam por lá: o pôr do sol, o vento, o recorte da costa. Outro espetáculo bonito em Sagres, mas que já paga imposto, é o restaurante A Sagres do simpático Sr. João. Passem por lá e peçam-lhe todos os mimos que a casa oferece. Nesta rota pelo Barlavento, também é obrigatório visitar o mar da Praia do Beliche, do Zavial, da Carrapateira e, a Sotavento, ir até Cacela (onde não se pode falhar a Casa Azul).

O Alentejo

Costumo dizer que sou alentejana em tudo menos na naturalidade e nos coentros (detesto-os). Toda a minha família é ribatejana e albicastrense, não há ninguém alentejano, por isso creio que este amor é uma ligação cósmica. A paisagem alentejana é leito materno, é tranquilidade. O sotaque das suas gentes é o que mais me encanta, soa a embalo. Colando o sotaque à música, surge o cante alentejano, para mim um hipnotizador. Adoro Vila Viçosa mas nunca lá estive, ainda hei de perceber esta fixação…

Contadores de histórias – Nicolás Buenaventura Vidal

A primeira vez que ouvi uma história contada por um ‘profissional’ foi em 2001, a partir desse momento nunca mais me escaparam do ouvido. Há gente maravilhosa a contar histórias, na realidade todos somos contadores, mas há pessoas verdadeiramente dotadas para tal. Desafio-vos a espreitarem um serão de contos, ou um encontro de narração. Em Portugal já temos bons festivais de narração, eu destaco ‘Palavras Andarilhas’ (bianual, início de setembro), em Beja.

Aqui ao lado, em Guadalajara de Espanha, todos os anos, na segunda semana de junho, podemos assistir a uma verdadeira maratona de contos durante várias dezenas de horas! Vale a pena! Depois, podem ainda procurar as vozes dos seguintes contadores: Nicolás Buenaventura Vidal (Colômbia), Carles García Dominguez (Espanha), Tim Bowley (Inglaterra), Cristina Taquelim (Portugal) e as vozes de todos os vossos amigos.

Viagens – NY

Quase todos os dias viajo na Maionese Airlines, é um sonho maravilhoso e já fiz várias voltas ao mundo. Mas no mundo real, prefiro viajar para sul, e para países onde possa chocar com o seu mundo. A Nova Iorque foi a minha viagem de emancipação e a que fiz ao deserto do Saara, a mais surpreendente. Vou gostar de conhecer Cabo Verde, Israel, Colômbia, Austrália, Timor, Vietname

Aromas – Jo Malone

Quando tinha uma cútis esticada, não ligava nenhuma a cremes, mas aos 24 anos apaixonei-me pela Clinique e aos 35 pela Clarins. Em equipa que ganha não se mexe. Tal como nos cremes, não mexo na equipa de perfumes: Jo Malone (Orange Blossom), L’Eau d’Issey Miyake e L’Eau par Kenzo. A desaparecida linha Kenzo Ki – pelo menos em Portugal – era a que me completava na perfeição. Mas a minha fixação é por bâtons do cieiro!

Educação – Sebastião da Gama

Sempre exerci a minha profissão na valência do primeiro ciclo, considero-me uma sortuda. A minha área preferida é a iniciação à leitura e à escrita. Acredito numa educação diferenciada, cooperada, participativa e repleta de amor. Gosto de caminhar com o João dos Santos, o Agostinho da Silva, o Movimento da Escola Moderna, o Sebastião da Gama, o Vygotsky, a minha professora primária, os meus amigos professores e, sobretudo, com cada uma das crianças que está à minha frente. E acredito que “Pelo sonho é que vamos”!

Literatura infantojuvenil – ‘A Árvore Generosa’

Trabalho e invisto nesta área há cerca de 13 anos. É uma das melhores ferramentas para a aprendizagem da leitura e da escrita, e não só!

Em Portugal temos excelentes escritores, dois dos quais me impressionam pela capacidade de brincar com as palavras: o António Torrado e o Álvaro de Magalhães. O meu livro? ‘A Árvore Generosa’, de Shel Silverstein, (Bruaá Editora).

Petiscos e amigos – Estrela da Bica

Prefiro petiscar a fazer uma refeição completa. Não gosto de cozinhar.

O melhor sítio para sair: Lisboa, onde a noite começa por uma cerveja numa esplanada, passa para um jantar na Estrela da Bica (aberto só para jantares), desce para o Cais do Sodré ao Bar da Velha Senhora e termina com umas mornas no B’Leza, onde, mais do que dançar, gosto de ver os outros dançar. Tudo isto regado por bons amigos, abraços fortes e muitos sorrisos.

Sol e Mar – sol e mar

Morando na margem sul do Tejo, aproveito muitos instantes para terminar o dia, com o meu filho, junto ao mar. Entregamos ao Rei Neptuno as palavras que nos magoaram durante o dia e ficamos com a certeza de que ele nos devolverá palavras bem mais bonitas. Preciso de sol e de mar.

Música

Convido o Vinicius de Moraes a todas as horas e para todos os lugares; o Gonzaguinha com o “O que é, o que é”, para levantar ainda mais energia positiva; o Ayub Ogada, para trabalhar concentrada; o Jorge Palma, para cantar no carro com o meu filho; a Cesária Évora e o Tito Paris, para dançar de olhos fechados; os Real Combo Lisbonense, para o bailarico.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB