[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cancro da mama: 10 factos que deve saber

No mês em que se assinala a luta contra o cancro da mama, queremos falar-lhe de alguns dos números e factos que constroem esta realidade em Portugal.

1. O cancro de mama aumentou de forma muito significativa nas últimas três décadas do século XX, sobretudo nos países desenvolvidos (fonte: Laço).

2. Nestes países, regista-se uma redução progressiva da mortalidade do cancro da mama, uma vez que a crescente adoção de medidas de diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura (fonte: Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, APAMCM).

3. Surgem anualmente cerca de 5000 novos casos no País (fonte: APAMCM).

4. Segundo dados de 2009, a Laço prevê que uma em cada onze mulheres em Portugal vá ter cancro da mama ao longo da sua vida.

5. Morrem todos os anos em Portugal cerca de 1500 mulheres devido ao cancro da mama (fonte: Laço).

6. O cancro da mama é a principal causa de morte precoce (antes dos 70 anos) das mulheres portuguesas (fonte: Laço, ‘Causas de Morte em Portugal e Desafios na Prevenção’, Acta Médica Portuguesa, março/abril de 2012).

7. O cancro da mama é a doença oncológica mais frequente no sexo feminino (fonte: APAMCM).

8. Em 2015, a Laço atribuirá, pelo terceiro ano consecutivo, bolsas de investigação no valor de €25 mil cada, com o objetivo de incentivar “novas descobertas que ajudem a encontrar as causas do cancro da mama e os mecanismos que desencadeiam o cancro da mama metastático, uma área muito pouco estudada”.

9. Na maioria das pessoas, a única medida que conduz à alteração do prognóstico do cancro da mama é a deteção precoce (fonte: APAMCM).

10. A Laço acaba de lançar um e-book com “dicas para quem vive com cancro”, um guia prático com temas muito distintos, que se destina a todos aqueles que recebem direta ou indiretamente o diagnóstico de cancro.

Destacamos ainda três originais campanhas que apelam à importância do rastreio mamário na prevenção no cancro da mama.

Imagem de destaque: Yves Delorme, PRShots.

Veja mais em Sociedade

PUB