[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Filipa Range, autora do blog ‘A Cozinha Verde’

1 de 2

Tomei a decisão me tornar vegan depois de ver o documentário ‘Earthlings’, que resume, de uma forma profunda e realista, tudo o que se encontra inerente ao veganismo.

Lembro-me como se fosse hoje do momento em que o vi e do turbilhão de sentimentos que despertou em mim. No dia seguinte, após uma profunda introspeção, resolvi retirar da minha alimentação e do meu estilo de vida tudo o que tivesse origem animal ou que contribuísse de alguma forma para a exploração animal.

O que começara com uma motivação ética rapidamente se tornou um estilo de vida saudável que melhorou significativamente a minha vida. “Porque nós somos o que comemos.”

Apaixonei-me pela cozinha vegan, viciei-me nela, e decidi partilhar esta paixão. Tomei uma decisão que implicou uma mudança significativa na minha vida. Deixei o trabalho de auditoria numa consultora para me dedicar exclusivamente à cozinha. Surge assim ‘A Cozinha Verde’, em maio de 2013.

O processo de mudança não foi fácil. Mas a partir do momento em que tomei a decisão, senti imediatamente que tinha feito a escolha certa. Por vezes é difícil aceitar que o caminho que escolhemos não era o melhor para nós.

A verdade é que me fui apercebendo, ao longo dos cinco anos em que trabalhei em auditoria, de que aquilo não me preenchia, não me realizava nem acrescentava nada à minha vida. Sempre tive muitos sonhos, sonhos esses que estiveram hipotecados durante tanto tempo, pura e simplesmente por uma questão de comodismo e estabilidade. Porque tinha um salário certo ao final do mês e, principalmente, porque era mais fácil não arriscar.

O veganismo foi para mim o impulso para ir atrás dos meus sonhos. Comecei a desejar partilhar aquilo que estava a viver com outras pessoas e a inspirá-las de alguma forma. Encontrei o meu propósito de vida e lutei por ele. Tão simples quanto isto.

A minha rotina mudou drasticamente. Aprendi a trabalhar sozinha. Pelo facto de trabalhar muito a partir de casa, aprendi a organizar-me e a gerir o meu tempo da melhor forma. Aprendi a não ter horários certos e a ter autodisciplina. Aprendi a controlar a ansiedade e a aceitar a imprevisibilidade do meu trabalho.

Tudo isto não seria possível se não gostasse verdadeiramente do que faço. Se não vibrasse a todo o momento com isto. Se não sorrisse todos os dias pelas palavras bonitas e sentidas que ouço das pessoas que conheço nos workshops, que me fazem encomendas ou que me enviam mensagens a pedir ajuda. Sinto que estou a fazer a diferença na vida de alguém. E por isso, tudo isto vale a pena.

Mini Bio

Nome: Filipa Range


Idade: 28 anos


Naturalidade: Vila Franca de Xira

Presença online: Blog | Facebook | Instagram

No meu blog encontra: as minhas receitas, os meus workshops de cozinha, um menu 100% vegetal para se deliciar em casa ou num evento mais especial, os espaços que visito, eventos, as marcas que adoro e apoio, dicas, artigos e notícias. No fundo, uma grande parte de mim.

Cozinhar

Com a mudança de alimentação, descobri um novo prazer. Cozinhar. Cozinhar exclusivamente com alimentos de origem vegetal foi encontrar um novo mundo de cores, sabores e texturas à minha volta. Um novo mundo de possibilidades, sem limites para a criatividade. E, acima de tudo, saudável. Começou como um hobby. Mais tarde, tornou-se o meu trabalho. E não há nada melhor e mais gratificante do que fazermos aquilo que nos apaixona. E no que toca à comida, quando esta é feita com amor e dedicação, sabe sempre melhor.

Workshops

É a minha forma de sensibilizar outras pessoas para a cozinha e o estilo de vida vegan, de as inspirar a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, ecológicos e éticos. Adoro cozinhar, mas gosto ainda mais de cozinhar para os outros.

Primo Basílico

Ponto de paragem obrigatório na capital. No Primo Basílico, em Alfama, servem-se as melhores pizzas vegan de Lisboa e arredores. Servidas à fatia, mas fatias generosas, num espaço despretensioso e muito acolhedor. Os donos, verdadeiros italianos, são a alma daquela casa. A minha preferida? Calzone de bolonhesa de seitan. Não me canso de lá ir.

A Khaleesi

A minha princesa. A minha menina. A minha loirinha. A minha Khal. Acho que já deu para ter uma ideia do amor que sinto por esta pequenina de quatro patas. Não vejo ‘A Guerra dos Tronos’, mas foi esta série que serviu de inspiração para o seu nome. E assim ficou. Há quase quatro anos a preencher a minha vida de felicidade, amor e sorrisos. E sei que vai ser sempre assim.

‘A Cozinha Verde’

Mais do que o meu projeto, ‘A Cozinha Verde’ é a minha vida, a marca que quero deixar no mundo. Tão simples quanto isto.

1 de 2

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB