[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Maria Midões, autora do blog Nossa Mesa

Irmã babada do Pedro e dona orgulhosa da Maria Francisca. Tenho a Nazaré no sangue e a praia no coração.

Sou gestora de projetos digitais e autora do Nossa Mesa, um blog de fotografias, receitas, pessoas e, sobretudo, de histórias. Uma homenagem que surgiu da ligação que tenho com a comida e das histórias que sempre me habituei a ouvir e a viver à mesa. Porque a minha mãe e o meu pai, em vez de nos perguntarem se queremos ir vê-los, ligam a dizer: “Não querem vir cá almoçar?”

Esta maneira de nos sentarem à mesa era a forma de nos terem perto, de nos abraçarem, de nos verem sorrir. E foi a paixão pelas histórias que ligam as pessoas à mesa que me fez rumar a Nova Iorque no início deste ano para trabalhar em food photography.

Tenho a mala sempre pronta, o caderno debaixo do braço e a bateria da máquina carregada. A minha mesa é toda vossa.

Mini Bio

Nome: Maria Midões

Idade: 30 anos

Naturalidade: Nazaré 


Presença online: Blog | Instagram


No meu blog encontra: coisas que me apaixonam, ou seja, refeições coloridas, mesas com história, amigos por perto, abraços apertados e demorados, viagens e pessoas com quem falo na rua.

Dois sítios onde dormir cá dentro

Voltei há pouco tempo do frio de Nova Iorque e, antes de regressar novamente, um dos objetivos foi aproveitar o sol até não conseguir mais… Molhar os pés, comer bem e poder conversar com o meu irmão enquanto passeamos a Kika. O Cerca do Sul fica num sítio absolutamente ‘estratégico’ para mim, com a Arrifana, Aljezur e a Carrapateira ali perto. São sítios que me dão vida, me restabelecem a energia e voltam a colocar os sítios em perspetiva. O outro é o Troviscal, perto de Tomar e com vista para a Barragem de Castelo de Bode. Sento-me no parapeito da janela da casa grande e fico a olhar para aquela paisagem sem fim.

Dois sítios onde comer lá fora

O Buvette, em Pigalle, Paris, e o Ramen Yebisu, em Williamsburg, Nova Iorque. Nenhum deles é caro nem pretensioso. São sítios com comida saborosa e simples, e onde facilmente nos sentimos em casa. O primeiro eleva a comida francesa ao conceito americano do brunch. O segundo é um ramen puro e duro, maravilhoso, intenso e com as melhores gyosas de entrada.

Um sítio a voltar sempre

Nazaré. A terra do meu pai, que acolheu a minha mãe e que me viu nascer, a mim e ao meu irmão (e, curiosamente, à minha Francisca também). A terra onde volto sempre para apanhar sol, sentada no paredão, comer um Tá-mar na Nau e abraçar a minha avó. Volto e voltarei sempre para abraçar as minhas amigas do coração, com quem ainda mergulho naquele mar gelado para depois me secar mesmo ali, ao lado das barracas às riscas.

As compras da minha mesa

Foram oito anos a morar nas Caldas da Rainha. Muitos amigos, muitas histórias e, sobretudo, muitas idas ao mercado. De braço dado com a minha mãe, parávamos nas bancas do costume e voltávamos a casa de cesta e coração cheios. Todas as semanas sabíamos do neto do Sr. Pedro, do cão da D. Lurdes, e por aí adiante. Hoje é paragem obrigatória no caminho para a Nazaré, para comprar o requeijão de Seia na Dona Quitéria, o pão da Ramalhosa e as azeitonas temperadas. E para servir estas coisas, viva a loiça Bordallo Pinheiro!

As mesas preferidas da zona de Lisboa

O Eduardo das Conquilhas, meu vizinho querido, com o melhor marisco de toda a zona de Lisboa. O Valério, na Marina de Cascais, para comer as minhas adoradas puntillitas (nem sempre há!). A Adega dos Passarinhos, em Campo de Ourique, para comer um maravilhoso bife na pedra. O Pão de Canela (http://www.canela.pt), no Príncipe Real, para um brunch composto e demorado. O Modesto, em Sesimbra, para uns petiscos no final de um dia de praia no Portinho da Arrábida.

Uma paixão

O meu blog, as histórias que vou conhecendo de cada uma das pessoas que conheço e que tem uma história à mesa. Perceber a influência que a comida tem na vida das pessoas e como as transforma e lhes acrescenta.

Um disco

‘Rats’, dos Balthazar. Ouvia em loop quando morava em Paris, e é uma das bandas sonoras da minha vida.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB