[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Doar sangue

Salvar a vida de alguém pode ser tão simples como o ato de dar sangue. Esta semana o Instituto Português de Sangue e Transplantação esteve aqui na redação para uma recolha. Foi uma manhã diferente, mas que soube muito bem!

Se for como, eu de certeza que tem algum receio em dar sangue. Há anos que penso em fazê-lo, mas a verdade é que fui sempre adiando e adiando por medo e ansiedade. Todo o processo assustava-me um pouco, mas depois desta experiência não me restam dúvidas: de assustador nada tem! E já sei que vou voltar a doar.

Para enfrentar o medo, coloquei na minha cabeça uma simples pergunta: “E se fosse um familiar meu a precisar de sangue? Aí tenho a certeza de que não hesitaria. E iria querer também que as pessoas o fizessem por mim.”

Depois de uma consulta para vermos se estamos em condições para doar sangue (se recebermos o OK) é só comer uma refeição ligeira, deitar na maca e esperar. Só dói mesmo a picada da agulha. Depois é esperar e aproveitar o tempo para descansar e, no meu caso, navegar na Internet. Tão simples e eficaz.

Mas, afinal, quem é que pode doar sangue? Todas as pessoas com bom estado de saúde e hábitos de vida saudável, com peso igual ou superior a 50 kg e idade entre os 18 e os 65 anos. A dádiva de sangue não é remunerada e pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Nos últimos anos, as doações de sangue têm vindo a diminuir e, por isso mesmo, o IPST apela aos dadores de sangue que estejam em condições de efetuar uma nova dádiva, para o fazerem, especialmente dos grupos sanguíneos O negativo, O positivo e A negativo.

O objetivo é manter as reservas de sangue em níveis adequados, evitando uma situação de rutura que pode interferir no tratamento de doentes e na realização de cirurgias em hospitais.

Se está saudável, dê o seu contributo. Dar sangue é salvar vidas. E acredite quando lhe digo: não custa mesmo nada!

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB