[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Queimar calorias com prazer

1 de 2

A prática sexual melhora a saúde cardiovascular, alivia o stress e aumenta a autoestima. Há quem garanta que ajuda a emagrecer.

O sexo é considerado a forma de exercício físico menos aborrecida, mais agradável e mais barata. Praticar sexo, além de dar prazer, melhora a qualidade de vida e previne doenças. O esforço exigido faz trabalhar o coração, tonifica os músculos, liberta tensões, queima calorias e ajuda a manter a saúde dos ossos, devido à produção extra de estrogénio e progesterona.

Durante o ato sexual, o coração trabalha tanto como se estivesse a fazer um exercício intenso, e a respiração torna-se ofegante. A excitação sexual faz grande parte do sangue do corpo deslocar-se para a região pélvica, provocando a ereção ou a lubrificação da vagina. A tensão arterial e a tensão muscular aumentam progressivamente. O ritmo cardíaco eleva-se de 40 a 70 pulsações por minuto (o ritmo normal) para 90 a 100 pulsações por minuto. Durante a penetração, a respiração acelera e a tensão arterial continua a aumentar, assim como os batimentos cardíacos. Durante o orgasmo, a tensão muscular alcança quase o seu máximo e o ritmo pode chegar às 190 pulsações por minuto.

Por tudo isto, há quem defenda que, numa relação sexual, dependendo da posição e da intensidade, se podem queimar entre 100 e 250 calorias em apenas 30 minutos. Segundo esta teoria, num orgasmo, por exemplo, podem perder-se 27 calorias.

A ligação entre o sexo e a alimentação foi feita pelo investigador norte-americano Richard Smith, autor do livro ‘The Dieter’s Guide to Weight Loss Before, During and After Sex’, no qual escreveu:

As endorfinas que o organismo liberta durante a relação sexual fazem-nos esquecer o stress e a ansiedade, que provocam uma alimentação compulsiva. Os movimentos pélvicos, a aceleração do batimento cardíaco, a dilatação dos vasos sanguíneos dos órgãos genitais e o orgasmo consomem uma quantidade de energia semelhante à do exercício físico.

Segundo este investigador, a queima de calorias varia consoante a posição sexual. “Quando o homem está encostado à parede e a mulher de frente, com apenas uma perna apoiada no chão, perdem-se 150 calorias em vinte minutos de sexo. Nesta posição, os músculos mais utilizados são os das regiões das coxas e dos braços, no homem, e da barriga, das ancas e do abdómen, na mulher. A perda de calorias nesta posição equivale à armazenada pelo consumo de três cervejas. Quando a mulher está deitada por cima do homem, queimam-se 170 calorias. Os músculos mais utilizados, no homem, são os da zona das ancas; na mulher, são os das coxas e da pélvis. Na posição em que o homem está sentado e a mulher sentada sobre ele, queimam-se 120 calorias. Os músculos mais usados serão, neste caso, no homem, os dos braços e do peito; na mulher, os dos braços e das coxas. Na posição de ‘missionário’, é possível perder 100 calorias. Os músculos mais utilizados são, no homem, os das ancas e dos braços; na mulher, são os do abdómen e da região pélvica.”

1 de 2

Veja mais em Sexo

PUB