[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Flâneur by Lisboa

Depois do sucesso das conferências no Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, em maio passado e das exposições em Mansfield, na London Photo e na Trienal de Hamburgo, a mostra “Flâneur – Novas Narrativas Urbanas” chega finalmente à capital.

O Largo do Intendente receberá, até 5 de outubro, um dos mais interessantes projetos de arte no espaço público, que tem por base a fotografia contemporânea, o território urbano e o trabalho em rede a nível internacional.

Partindo do conceito desenvolvido por Charles Baudelaire, a ideia central é refletir criativamente sobre as dinâmicas urbanas da sociedade europeia nos dias de hoje, tendo como referência as vanguardas surgidas na viragem do século passado.

O resultado é uma exposição de instalações “site specific” numa lógica de intervenção e dinamização do espaço público, trazendo para as ruas e praças das cidades, de forma totalmente gratuita, o trabalho de artistas geralmente destinado a museus e galerias.

Para “Flâneur em Lisboa”, foram convidados a trabalhar, em residência artística, os fotógrafos Augusto Brázio (Portugal) e Martina Cleary (Irlanda), que apresentam os trabalhos “Bang!” e “At Night We Dreamed of Tall Ships”.

O sistema da exposição é caracterizado por uma forte componente teatral e concebido como um cenário que convida o público a “subir ao palco”, tornando a experiência destes trabalhos ainda mais marcante.

Promovido pela Procur.arte – Associação Cultural, o Projeto Flanêur tem o apoio do International Fund for the Promotion of Culture, da Unesco, e da Creative Europe – Larger Scale Cooperation Projects e integra 14 entidades parceiras de dez países europeus: Portugal, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia e Reino Unido.

Veja o programa das atividades paralelas no site da Procur.arte e no Facebook.

Veja mais em Arte

PUB