[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Francisca Ortigão Guimarães

Fique a conhecer as escolhas da autora da plataforma online ‘Maisena’.

Francisca, 35 anos. Mãe de três rapazes saídos da casca: Sebastião, 6 anos, Manel, quase a fazer 5 e Zé Maria, a chegar ao ano e meio. São as minhas três razões de viver e de lutar por um mundo melhor.

Licenciada em Direito, trabalhei durante quase 12 anos numa sociedade de advogados, até ter decidido mudar de vida. O blog nasceu da minha paixão pela escrita aliada à necessidade de registar os pequenos (grandes) momentos dos meus filhos, para que nunca ficassem perdidos no tempo.

O meu “quarto filho”, a plataforma Maisena, nasceu em dezembro do ano passado, tendo tornado real o sonho de uma Mãe que queria trabalhar e, ao mesmo tempo, ver de perto os filhos a crescer, sem nunca se esquecer que também é Mulher. Sim, gosto de pensar que tenho três ofícios.

Mini Bio

Nome: Francisca Ortigão Guimarães

Idade: 35 anos

Naturalidade: Porto

Presença online: Site | Facebook | Instagram | Pinterest

No meu blog encontra: Os devaneios e as lamechices de uma ‘mãe-passarinho’ de três rapazes, que todos os dias luta pela felicidade do seu ninho, ainda que seja péssima dona de casa e viva no mundo da lua (tão bom!).

Ser feliz

Pode parecer cliché, mas haverá algo melhor do que ser feliz? Não digo aquela felicidade plena e utópica que vemos nos filmes, mas se todos os dias tivermos momentos (nem que sejam milésimos de segundo) de felicidade, somos uns ‘filhos da mãe’ de uns sortudos.

Viajar aos olhos dos meus filhos

Antes de ser mãe já viajava bastante, mas levar connosco as nossas crianças para essas aventuras país (e planeta) fora, é impagável. E engane-se quem acha que viajar com miúdos é um desperdício de tempo e de dinheiro. Se há melhores observadores, exploradores e aventureiros do que os nossos filhos? Eu não conheço…

Escrever até não mais poder

Sendo licenciada em Direito e tendo exercido advocacia durante quase 12 anos, tenho comigo o “bichinho” da escrita. Adoro sentir o cheiro do papel, percorrer livros inteiros ao som do Spotify, ficar com calos nos dedos até doer. Isso: o que eu gosto mesmo é de escrever até não mais poder.

Trabalhar com afinco e dedicação

Se é para queimar neurónios, então que seja com paixão. Foi com este lema que me lancei no meu mais recente projecto: www.maisena.com. Lá poderão encontrar o melhor de três mundos: o blog, a loja online, e as rúbricas de TV do maravilhoso mundo Maisena.

Andar a pé

Para mim, a melhor forma de relaxar. Não gosto de ambientes dos ginásios, nem tenho horários para me comprometer com aulas. Sempre que posso, pego nas bicicletas e no carrinho, e aventuro-me a cinco, a quatro, a três ou mesmo a dois, num passeio cheio de sol e de sal, com uma luz única e especial (ai, a nossa Invicta!)

Praia

Dou muitas vezes por nós os cinco de pés na areia, só para sentir a maresia. Haverá melhor programa em família do que comer bolas de berlim, fazer castelos encantados, dar mergulhos sem fim, ficar com a pele e o coração dourados? É, sem dúvida, a melhor terapia com que podemos brindar o nosso corpo e alma.

Cafuné

Ai o cafuné… Lá em casa somos todos loucos por este ritual. Chamem-lhe festinhas, coceguinhas, o que seja. Fazem-se filas de espera, pois ninguém quer ficar de fora. Vai um ‘cafunézinho’?

Café e chocolate

Se houver um grupo de anónimos que seja viciado em café e chocolate, deixem-me fazer parte, vá! Se há coisa que não consigo, é tomar café sem um pedaço de chocolate, ou comer chocolate sem uma chávena de café. Sim, é vício. Uma verdadeira “addiction”. Mas das boas. Então se for com amigas, nem se fala!

O último ano foi talvez o mais desafiante da minha vida, em termos físicos e emocionais. Talvez por isso me tenha tornado numa pessoa muito mais crente. Porque se acreditarmos em nós próprios e conhecermos os nossos limites, é meio caminho andado para a plenitude, aceitando com coragem tudo aquilo que não podemos mudar.

Gratidão

Ora aí está um dos exercícios mentais que mais gosto de fazer diariamente. Dar graças por tudo aquilo que tenho. Um simples gesto pode fazer a diferença. Obrigada, universo, por mais este dia absolutamente deslumbrante, e por me continuares a deixar assistir ao milagre da vida.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB