[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Há um novo tratamento de fertilidade

Cientistas garantem ser menos invasivo e mais barato que a fertilização in vitro.

Um grupo de cientistas australianos e belgas desenvolveu um novo tratamento de fertilidade. Mais barato e menos invasivo que a fertilização in vitro – método estabelecido para as pessoas com problemas de fertilidade – este tratamento alternativo vem melhorar as probabilidades de as mulheres engravidarem.

Segundo avança o Daily Mail, o novo tratamento usa fatores de crescimento para aumentar a fertilidade de um tratamento já existente, a maturação in vitro, e já está na fase de testes pré-clínicos. De acordo com os resultados, verificou-se uma melhoria na qualidade do ovo e um aumento em embriões, de 50%, com o uso mínimo de drogas.

O artigo do jornal britânico explica ainda que o tratamento padrão de fertilização in vitro exige que as mulheres tomem hormonas folículo-estimulantes, para ativar o crescimento das células do ovo, antes de estas serem deslocadas do ovário. Já a maturação in vitro, recupera os ovos quando estão ainda na fase ‘imatura’, e matura-os numa cultura de células, em laboratório.

Os investigadores, liderados pelo professor da Universidade de New South Wales (Austrália), Robert Gilchrist, que dizem que isso é conseguido com uma mínima estimulação hormonal, afirmam que este progresso tem grandes implicações no tratamento de fertilidade a nível mundial.

“As jovens mulheres que enfrentam o tratamento de um cancro, que desejam preservar a sua fertilidade, mas não têm tempo para congelar os seus ovos, também irão beneficiar desta descoberta”, afirma o professor Michel De Vos, da VUB – Vrije Universiteit Brussel -, na Bélgica.

Foto © Visual Hunt

Veja mais em Sociedade

PUB