[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

‘My Friend Cayla’ e ‘i-Que’ são brinquedos perigosos

O alerta é da Deco, que alega falha na proteção da privacidade das crianças.

Os brinquedos eletrónicos ‘My Friend Cayla’ e ‘i-Que’ foram analisados pelo Conselho de Consumidores Norueguês e apontados como não seguros para as crianças, afirma a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) em comunicado.

Depois de uma análise às características técnicas, comprovou-se que estes dois aparelhos que se ligam à internet falham em vários pontos dos direitos da criança, nomeadamente no que respeita à privacidade dos dados pessoais.

Como? Através de microfones incorporados e tecnologias de reconhecimento de fala, os brinquedos interagem com as crianças, que podem “partilhar informações pessoais, ou seja, dados que são sigilosos”, explica a Deco.

Mais. Qualquer pessoa pode, com facilidade, assumir o controlo dos brinquedos através de um telemóvel e ter acesso aos mesmos remotamente. De acordo com a Deco, esta falha de segurança poderia ter sido evitada com, por exemplo, a exigência de que um dos pais pressionasse um botão para emparelhar o seu telemóvel com o brinquedo.

A associação de direitos dos consumidores alerta ainda para o facto de que a gravação das ‘conversas’ entre a criança e o brinquedo fique entretanto na posse da Nuance Communications, uma empresa norte-americana que “se reserva no direito de partilhar essa informação com terceiros e de usar aqueles dados para diversos fins”.

Apesar de ‘My Friend Cayla e ‘i-Que’ não estarem à venda em lojas físicas portuguesas, estão disponíveis em plataformas online, como a Amazon ou o eBay.

No seguimento destas revelações, a Deco partilha cinco conselhos úteis para todos os consumidores:

1. O consumidor pode resolver o contrato celebrado pela internet no prazo de 14 dias.

2. Deve reclamar ao vendedor e ao produtor de forma a impedir que brinquedos com defeitos semelhantes entrem no mercado.

3. É importante conversar com seu filho sobre o que é o brinquedo e o que ele pode fazer, e o que significa o brinquedo estar ligado à internet.

4. Verifique como o brinquedo responde às perguntas. Os brinquedos vêm com muitas frases pré-programadas, incluindo de marketing escondido.

5. Lembre-se de desligar o brinquedo quando não estiver em uso e verifique quem se conecta ao brinquedo.

Veja mais em Sociedade

PUB