[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Nova aplicação facilita autonomia de invisuais

Criada no porto, a plataforma CE4Blind ajuda cegos a evitar situações de perigo.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveu uma plataforma digital móvel para ajudar as pessoas invisuais, ou com visibilidade reduzida, dando-lhes informações sobre o ambiente que os rodeia, as zonas consideradas perigosas e ainda pontos de interesse específicos.

Segundo avançam alguns meios de comunicação, este leque de tecnologias, criado no âmbito do projeto CE4Blind, resultou da parceria entre a Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, o INESC TEC e a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Formado por uma aplicação móvel, uma bengala eletrónica e ainda um módulo de visão por computador, que podem ser usados individualmente ou em simultâneo, este sistema integrado tem como intuito aumentar a autonomia dos cegos.

A inovadora bengala, que pode ser utilizada como as tradicionais, fornece alertas sobre o ambiente em redor, através de comunicação por Bluetooth com o software instalado no dispositivo móvel, sendo que a interação entre a app e o utilizador é feita através de voz e vibração.

Já o módulo de visão por computador permite a identificação de objetos do quotidiano, a leitura de texto e também a validação visual da localização do usuário.

Este sistema pioneiro funciona em ambientes onde foi previamente instalada uma rede de sensores, sendo muito útil em situações onde o utilizador pode ser colocado em perigo.

É de mencionar que esta linha de investigação, que começou em 2008, com o projeto SmartVision, depois Blavigator e, por fim, com o CE4Blind, foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Composta por um grupo de seis investigadores e professores do INESC TEC e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e um bolseiro, a equipa deseja agora instalar um demonstrador desta inovação num espaço público, para que esta possa ser avaliada, durante um longo período de tempo, por um vasto leque de usuários.

Veja mais em Sociedade

PUB