[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O chef Kiko e os vinhos Grão Vasco

O local escolhido, foi o restaurante O Talho do qual é proprietário. O motivo: a apresentação da nova imagem dos vinhos Grão Vasco.

Não conhecia pessoalmente o chef Kiko e devo dizer que foi uma bela surpresa, apesar de já conhecer a sua história. Antes de assentar arraiais em Lisboa, Kiko Martins passou pelo Cordon Bleu, em Paris, trabalhou nas cozinhas do The Fat Duck, do Ledoyen e do Eleven.

Em 2010, voltou a fazer as malas, desta vez com a mulher, passou por 26 países e sentou-se à mesa com inúmeras famílias. O resultado chama-se Eat the World. Foram todas estas vivências que tornaram Kiko Martins ainda mais apaixonado pela gastronomia e por tudo o que tem a ver com ela.

Chegámos ao Talho eram 10h da manhã. Depois de uma breve visita ao espaço, incluindo a cozinha, começámos a trabalhar. Na verdade, foi o chef quem trabalhou, nós ouvimos tudo com muita atenção para replicar um dia.

Começou com uns Couscous de Courgette, Tomate Cereja e Manjericão, com Peito de Frango Grelhado, Tomilho e Limão. “O caldo nunca leva sal, porque não sabemos quanto vamos reduzir. Cobre-se o couscous com o caldo, cobre-se com película aderente e espera-se que absorva”, explicou. Parece fácil e é, além de muito saboroso.

Segue-se a Salada de Magret de Pato com Laranja, Vermicelli e Gengibre Ralado. Estes são dois pratos pensados para o Grão Vasco Dão 2013 branco. Houve quem durante o almoço os acompanhasse com o tinto e, pelos vistos, não iam nada mal, mas já lá vamos, porque ainda faltam dois pratos: Vitela Maronesa Grelhada com Puré de Batata Noisette e Presunto do Talho. Este prato pede um Grão Vasco Dão 2010 tinto, sem dúvida.

Diria o mesmo para a Alheira Crocante, Arroz Cremoso de Grelos e Compota de Tomate. “Retira-se a pele da alheira, envolve-se na massa kadaif e leva-se ao forno”, mas se não quiser ter este trabalho, saiba que as alheiras com massa são alguns dos produtos que estão à venda n’O Talho.

É hora de nos sentarmos à mesa para o almoço. E aqui são os vinhos que brilham. Os Grão Vasco têm mais de 50 anos de história, por isso, alterar a imagem não seria tarefa fácil.

Se, por um lado, a ideia era conseguir “uma imagem mais elegante e moderna que mereça o aplauso do seu público tradicional”, por outro, era também a de cativar os consumidores “pela notoriedade de um vinho com mais de 50 anos de história e tradição”.

A acompanhar esta mudança está a chegada de uma jovem enóloga, Beatriz Cabral de Almeida, à Sogrape, que considera que os Grão Vasco têm “o perfil e o sabor clássicos dos vinhos do Dão, aliados a uma enorme versatilidade, apresentando-se como opções fáceis e seguras para as refeições do dia a dia”.

Imagem de destaque: Alheira crocante arroz cremoso de grelos e compota de tomate.

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB