[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

À conversa com Esther Honig

Depois de conhecermos o projeto ‘Before & After’, que mostra os diferentes conceitos de beleza consoante a cultura, não resistimos a querer saber um pouco mais sobre como surgiu esta ideia e falámos com a mentora da iniciativa, Esther Honig.

Como surgiu a ideia do projeto ‘Before & After’?

Estava curiosa por ver como é que as pessoas de diferentes países veriam a minha imagem e isso tornou-se uma espécie de projeto independente que criei. Sou repórter freelancer e blogger, por isso estou habituada a procurar novas curiosidades e a desenvolver projetos à volta delas.

‘Before & After’ começou como apenas mais um esforço. Também me interessava pelo Photoshop como um símbolo. Cada vez mais pessoas têm acesso ao Photoshop todos os dias. Até as mais pequenas alterações se tornaram familiares e parte da nossa paisagem visual. Há uma perceção crescente de que o que estamos a ver online e impresso foi manipulado.

A ideia para o projeto surgiu depois de o meu chefe me ter dado a conhecer o Fiverr, uma plataforma internacional de trabalhos profissionais em outsourcing de todo o mundo.
Deparei-me com centenas de indivíduos a oferecerem os seus serviços em Photoshop. Nessa altura pensei que cada um deles deveria provavelmente ter uma preferência estética particular da sua própria cultura. Se enviássemos, digamos a cinco deles, a mesma imagem, eles seriam obrigados a alterá-la de formas drasticamente contrastantes por influência do seu conceito cultural de beleza.

A que conclusões é que chegou?

Inicialmente, previ que iria começar por encontrar padrões nas imagens vindas do mesmo país. Também imaginei que pudesse ver reflexos de estereótipos comummente assumidos em algumas regiões, e foi isso que experienciei. Depressa percebi que esses aficionados do Photoshop partiam não só das suas influências culturais como também das suas preferências estéticas pessoais. Portanto, terei de continuar o estudo para ganhar uma representação mais ampla antes de poder começar a tirar as minhas conclusões. De momento, é um projeto muito em aberto.

Então vai continuar?

Sem dúvida, espero recolher muito mais imagens para continuar a desenvolver este projeto.

Bio:

Nome: Esther Honig

Nacionalidade: Norte-americana

Idade: 24 anos

Profissão: Social Manager na .UNO; jornalista na KC UR – Kansas City Public Media; blogger

Pode seguir Esther no seu blogue, no Facebook, e no Twitter.

Leia mais sobre o projeto de Esther.

Foto © Paul Andrews

Veja mais em Lifestyle

PUB