[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Ana Pina, designer de joias

Chamo-me Ana Pina e nasci em 1980, no Porto, cidade onde estudei, vivo e trabalho. Enquanto Gémeos, parte de mim tem os pés bem assentes na terra e a outra anseia ter asas para voar.

Quando era pequena, sempre gostei mais de rabiscar com lápis de cera do que de brincar com legos, mas acabei por tirar o curso de Arquitetura. Depois de trabalhar alguns anos nessa área, decidi seguir um percurso mais criativo por conta própria.

Descobri o maravilhoso mundo da joalharia contemporânea um pouco por acaso, mas foi nele que encontrei forma de dar largas à minha criatividade, numa área que me permite controlar o processo de criação desde o desenho até à produção da peça final.

Terminei em julho de 2012 o curso de Joalharia contemporânea na Escola Engenho e Arte, e desde aí que desenvolvo uma marca de joalharia em nome próprio.

Em junho de 2015, lancei um novo projeto e abri as portas do espaço Tincal lab, uma plataforma virtual e atelier de joalharia, no centro da cidade do Porto.

Mini Bio:

Nome: Ana Pina

Idade: 35 anos

Naturalidade: Porto

Presença online: Site | Loja online | Blog | Facebook | Instagram | Pinterest

No meu blog encontra: fragmentos da minha vida, do meu trabalho e das minhas muitas fontes de inspiração.

Porto

Desde que moro no centro, há cerca de seis anos, que tenho vivido a cidade de forma muito mais próxima e admiro a maneira como tem crescido em movimento e personalidade. Não me imagino a viver noutro lugar. Gosto de sair de casa, de percorrer a Rua de Cedofeita até ao Carlos Alberto, continuar em direção aos Aliados depois de passar pelos Clérigos e descer até ao rio para revisitar a beleza da Ribeira. Gosto de percorrer o Quarteirão das Artes em dias de inaugurações, de passear em Serralves, de percorrer os mercados de rua, de celebrar o São João no Bairro da Bouça. Geralmente, escolho o Moustache, para um café, o Aduela, para um copo de vinho, o Museu d’Avó, para um jantar de petiscos, e um gin tónico num dos bares da baixa para começar a noite.

Viagens

Há qualquer coisa nas cidades que me fascina. Embora possa sentir-me deslumbrada por belas paisagens, é na ocupação urbana e humana do território que encontro a maior motivação para viajar. Paris continua a ser das cidades mais belas que já visitei e Barcelona nunca perdeu a magia que lá encontrei quando tinha 15 anos. Alguns dos espaços mais fascinantes em que estive incluem o Jardim de Versailles, a Mesquita-Catedral de Córdoba, em Espanha, e o Teatro de Epidauro, na Grécia. Em Portugal, adoro percorrer o Alentejo.

Arte

Além de gostar de visitar edifícios, sejam de arquitetura contemporânea ou cheios de História, como castelos e catedrais, quando viajo gosto de me perder em museus. A pintura sempre foi para mim uma grande paixão e sou capaz de passar horas a admirar obras de artistas de que gosto. Voltaria a perder-me no Museu D’Orsay, em Paris, entre os Klimt e Schiele do Museu Leopold, em Viena, ou na coleção de Turner da Tate Britain.

Livros

Gosto muito de ler, sobretudo autores portugueses. O meu favorito continua a ser José Saramago, mas mais recentemente rendi-me a Gonçalo M. Tavares (obrigatório ler ‘Jerusalém’). Gosto também de Vergílio Ferreira, Gabriel García Márquez e Haruki Murakami. Em poesia, sei ainda de cor versos dos ‘Sonetos’ de Florbela Espanca que a minha avó me ofereceu quando eu era adolescente, admiro Fernando Pessoa, sobretudo Álvaro de Campos, e Miguel Torga.

Música

Estou praticamente sempre a ouvir música: enquanto trabalho, descanso, conduzo ou cozinho. Quando não canto em voz alta, estou a acompanhar a música mentalmente e os meus favoritos incluem Nick Cave, Arcade Fire, Jay-Jay Johanson, Jeff Buckley e The Doors.

Comida

Gosto muito de cozinhar, experimentar novas receitas e sabores. Tenho mais jeito para salgados do que para doces e geralmente improviso. Durante a semana, faço sobretudo refeições vegetarianas, mas não sou radical. Adoro tapas espanholas, sobretudo as especialidades da Galiza, comida italiana e sushi.

Gatos

Sou apaixonada por gatos. Além da Frida Kahlo, uma gata órfã cheia de personalidade que está comigo há quase oito anos, vou colecionando postais e gatos em miniatura, que encontro em feiras de artesanato ou trago de viagens como recordação.

Joias

Gostava de joalharia muito antes de imaginar que um dia iria dedicar-me, eu própria, ao desenho e à criação de joias. Nas minhas coleções crio um pouco de tudo, mas a minha peça de joalharia preferida para usar é o anel – se sair de casa sem, pelo menos, um nos dedos, sinto que me falta qualquer coisa!

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB