[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Arte em todo o lado

Imagine que, ao sair de casa, em vez de se deparar com uma ação de marketing esquecida há uns meses num outdoor fruto das últimas legislativas, dava de caras com a sua obra de arte favorita…! Se morasse nos Estados Unidos, isto podia acontecer.

A iniciativa, inspirada no Reino Unido chama-se ‘Art Everywhere’, envolve cinco museus – Los Angeles County Museum of Art, Art Institute of Chicago, Dallas Museum of Art, National Gallery of Art, em Washington DC, e Whitney Museum of American Art, em Nova Iorque – e tem por objetivo aproximar as pessoas da arte, incentivando ao gosto pelas obras que estão a ver e, num futuro próximo, a uma visita a uma galeria ou a um museu.

A parte mais engraçada da iniciativa é que são as próprias pessoas que vão escolher o que querem ver! A votação acontecerá online já a partir de segunda-feira, no site ArtEverywhereUS.org.

De cem obras de arte a concurso, serão escolhidas 50 para serem reproduzidas em cerca de 50 mil cartazes expostos de costa a costa, das ruas de Hollywood (Los Angeles) a Times Square (Nova Iorque).

Cada museu terá apenas de fazer uma seleção de 20 peças das suas coleções, que incluem obras tão diferentes como George Washington (1821), de Gilbert Stuart, American Gothic (1930), de Grant Wood, Nighthawks (1942), de Edward Hopper, Cold Shoulder (1963), de Roy Lichtenstein, ou Ken Moody and Robert Sherman (1984), de Robert Mapplethorpe.

Até 7 de maio, o público poderá conhecer todas as obras selecionadas. As 50 mais votadas serão então, a partir de agosto, colocadas nas ruas, durante um mês. Será que esta iniciativa chega a Portugal?

Veja mais em Arte

PUB