[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Sandra Alves

Natural de Vila Real, passou toda a sua infância nas vinhas da sua família. Começou desde cedo a apanhar e a pisar uvas com os avós e nunca imaginou um caminho na sua vida que não passasse pela viticultura.

Admira e respeita a terra e a sua biodiversidade, e talvez seja por isso que o gosto pela produção vinícola lhe corra nas veias. É licenciada em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real) e pós-graduada em Viticultura e Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Ao longo a sua carreira, Sandra Alves trabalhou durante várias colheitas em diversas adegas portuguesas, destacando a experiência como enóloga assistente na Wise Vineyards, na Austrália.

Faz parte da família da Herdade do Esporão desde 2004. É hoje enóloga especializada nos vinhos brancos do Esporão, como Alandra, Monte Velho, Defesa, Verdelho, 2 Castas e 4 Castas e ainda dos rosé.

Uma mulher do norte que está a dominar o Alentejo e, pelo meio, encanta por onde passa!

Mini Bio:

Nome: Sandra Alves

Idade: 39 anos

Naturalidade: Vila Real

Presença online: Facebook

Viagem:

Duas semanas a percorrer Marrocos de carro, um país de múltiplos atrativos, com um encanto muito particular e distinto. E tão perto de nós!

Wine bar/Restaurante:

O meu predicado é a oferta de vinhos. Gosto de ir ao Bairro Alto, pois tem uma dinâmica própria e muito viva, frequentada por uma população heterogénea, onde formigam as tascas típicas, misturadas com restaurantes mais trendy e excelentes cartas vínicas. Um bom exemplo é a Garrafeira Alfaia, onde encontro uma carta de vinhos bem recheada e excelentes petiscos nacionais. Outra boa opção, e como sou trasmontana e apaixonada pela região demarcada do Douro, é o restaurante DOC, situado na estrada marginal ao rio Douro, entre o Pinhão e a Régua, num dos percursos panorâmicas mais bonitos do País, com uma esplanada sobre as águas do rio e vista sobre a Quinta dos Murças, situada mesmo em frente, na margem oposta, com uma paisagem deslumbrante. A acompanhar a paisagem e a comida, fabulosas, também a carta de vinhos tem uma oferta deveras variada com referências de grande qualidade e especial destaque para os vinhos do Douro.

Livro:

Peito Grande, Ancas Largas’, de Mo Yan. Num registo sólido e assertivo, percorremos a China ao longo do último século, acompanhando uma família em que os seres verdadeiramente fortes são as mulheres. É uma incursão numa cultura milenar, mítica, e uma lição de coragem e perseverança.

Filme:

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’. Simples, mágico, único. Recorda-me que eu posso fazer com que o mundo seja um lugar melhor e mais justo para viver. E a banda sonora é contagiante!

Praia:

A Praia Verde, em Castro Marim, é um paraíso alternativo à confusão do Algarve tradicional, com um areal extenso, água quente e acesso fácil. É fantástico apreciar o pôr-do-sol na esplanada do Pezinhos na Areia.

Vinho:

Tento não esquecer a frase “life is short to drink bad wines”, e felizmente hoje em dia a qualidade média dos vinhos nacionais e estrangeiros é elevada. Os vinhos do meu coração são muitos, mas aqueles que me impressionaram mais vezes são provavelmente os vinhos brancos da Borgonha. E estes são exemplos de momentos inesquecíveis:

1 – Vogüé Musigny Vieilles Vignes Grand Cru;

2 – Chevalier-Montrachet, Grand Cru;

3 – Krug, Champagne;

4 – Almaviva, Concha Y Toro;

5 – Alvarinho, Quinta de Soalheiro.

Hobby:

Ler, fazer caminhadas, ciclismo, cultivar a minha horta!

Cidade:

Londres! Encantadora. Imbatível. As pessoas podem ser originais de qualquer parte do mundo, mas a personalidade, a dinâmica e o ambiente, único desta cidade nunca nos deixam esquecer onde verdadeiramente estamos.

Música:

Sempre on! Antena 3 há 20 anos! No Spotify, jazz, clássica, alternativa…

Obsessão (quase incontrolável):

Por vinhos e calçado nacional. Adoro! Sinto um grande orgulho quando, por exemplo, em Nova Iorque ou Amesterdão alguém me aborda para elogiar as minhas botas da Coqueterra, ou da Xuz, e eu respondo: “Made in Portugal!”

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB