[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As mulheres do novo Governo

Quatro. É este o número de mulheres que deverá integrar o Governo de António Costa, num total de 17 ministros.

Depois de ontem ter sido indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República, António Costa apresenta hoje a Cavaco Silva a lista completa dos ministros do seu executivo, mas a lista já foi conhecida pela comunicação social. Das 17 figuras, apenas quatro são mulheres.

Destas quatro, duas estreiam-se como ministras. É o caso de Francisca van Dunem, a primeira mulher negra a ocupar uma pasta ministerial, a da Justiça, e de Constança Urbano de Sousa, que ficará responsável pela Administração Interna.

Maria Manuel Leitão Marques será ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, enquanto Ana Paula Vitorino será ministra do Mar, pasta que surge agora separada da Agricultura.

Uma curiosidade: Ana Paula Vitorino deverá partilhar o executivo com o marido, Eduardo Cabrita, indicado para ministro-adjunto de António Costa.

De destacar, também, o nome de Mariana Vieira da Silva, filha do proposto ministro da Segurança Social, José António Vieira da Silva, que deverá ocupar o cargo de secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro.

Quatro parece ser o número de cadeiras governativas destinadas às mulheres. Já no anterior e curto Governo de Pedro Passos Coelho (o XX Governo Constitucional, que tomou posse a 30 de outubro e foi demitido a 10 de novembro), havia quatro mulheres, num total de 16 ministros.

Este número só foi ultrapassado uma vez, no segundo executivo de José Sócrates (de 2009 a 2011), com cinco mulheres a assumirem pastas ministeriais.

Imagem de destaque: Foto © Reuters.

Veja mais em Sociedade

PUB