[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cancro da mama: o poder do rastreio

Três vídeos, um objetivo: aumentar a consciência para o cancro da mama e para importância de um rastreio que salva vidas. No mês em que se assinala a luta contra esta doença, destacamos três campanhas pela sua força e originalidade.

Coppafeel.org

É uma instituição de solidariedade britânica que pretende assegurar que todas as mulheres fazem o rastreio mamário. Para isso, disponibiliza várias formas de lembrete: por correio eletrónico, por SMS ou através de uma aplicação específica no telefone.

Se lhe perguntassem uma palavra para descrever as suas mamas, qual diria? No verão, a Coppafeel lançou o desafio #WhatNormalFeelsLike, que tinha como objetivo acabar com as respostas depreciativas que as mulheres dão para adjetivar o seu peito, como “grande”, “pequeno” ou “descaído”, e encontrar um vocabulário novo e positivo para definir esta parte do seu corpo.

Repetimos a pergunta: que palavra usaria para descrever as suas mamas?

Nestlé Fitness Bra Cam

Faz ideia quantas vezes por dia olham para o seu peito? A marca de cereais Fitness, da Nestlé, pegou na pergunta e foi para a rua procurar as estatísticas. O objetivo? Aumentar a consciência para o cancro da mama e relembrar as mulheres de que devem fazer o rastreio regularmente para prevenir a doença (#CheckYourSelfie).

Como? A marca decidiu colocar uma câmara escondida no generoso decote de uma voluntária que passeou pelas ruas de Londres a “angariar” olhares, uns mais indiscretos do que outros…

A Nestlé apoia ativamente associações locais de solidariedade que operam na luta contra o cancro em mais de 20 países.

Avon

Chama-se #CheckYouself e é uma campanha global da Avon que alerta para a importância da prevenção do cancro da mama.

A forma de chamar a atenção escolhida pela marca de cosmética foi uma dança que representa os oito passos do exame de rastreio mamário.

A cantora, bailarina e coreógrafa norte-americana Paula Abdul associou-se à campanha e deu-lhe um toque especial.

A iniciativa foi lançada pela Fundação Avon, uma organização que tem como objetivo promover e ajudar de forma solidária, científica, educacional e humanitária causas focadas na melhoria de vida das mulheres e das suas famílias.

Saiba mais sobre o panorama do cancro da mama em Portugal.

Imagem de destaque: Coppafeel.

Veja mais em Sociedade

PUB