[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cante alentejano é Património

Acaba de ser anunciada a elevação do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade, apenas três anos depois de a UNESCO ter declarado que o fado fazia parte dessa lista.

A visibilidade, para o País e para a forma de cantar alentejana, é o primeiro ganho, mas Ruy Vieira Nery, citado pelo Observador, destaca a “dimensão turística e o plano de salvaguarda que acompanha a candidatura.”

Com esta classificação, prevê-se a sistematização da recolha dos materiais, a análise documental e museográfica, a caracterização do cante alentejano, dos grupos de cante e dos cantadores, bem como a inclusão do ensino desta prática nas escolas locais, a fim de promover a sua transmissão intergeracional.

Em alguns concelhos do Alentejo, o cante já é ensinado na escola, como se vê no filme de Serge Tréfaut, que estreou em setembro. Em ‘Alentejo, Alentejo’ retrata-se o cante alentejano na sua terra de origem, mas também nas comunidades migrantes.

Sérgio Tréfaut dirigiu também o filme de apresentação da candidatura do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade que aqui pode ver, na íntegra:

Imagem retirada do filme de Sérgio Tréfaut.

Veja mais em Sociedade

PUB