[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dia Mundial da Prematuridade

Sabia que um em dez bebés nascem prematuros? Hoje, celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade, que visa alertar e divulgar medidas de prevenção para este problema.

A prematuridade tem vindo a aumentar desde a década de 80 em muitos países da Europa Ocidental. Em Portugal, entre 2008 e 2013, houve 7,8% de nascimentos prematuros, em mães com menos de 20 anos e mais de 34.

O nascimento prematuro ocorre em idades gestacionais inferiores a 37 semanas e é a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal.

O tema tem estado na ordem do dia na comunicação social devido ao caso dos emigrantes portugueses que tiveram uma filha prematura no Dubai, a qual acabou por morrer ontem.

O Dia da Prematuridade foi instaurado pela European Fondation for the Care of Newborn Infants (EFCNI) e será assinalada com iniciativas um pouco por todo o mundo.

Por cá, o Cristo-Rei, em Almada, ilumina-se de roxo em homenagem a este Dia, numa ação desenvolvida pela XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro.

No Porto, no próximo sábado (22), pelas 14h, a Barrigas de Amor organiza a iniciativa Vamos Ser Pais no Porto!, no quarto piso do Hotel Vila Galé, onde se abordará o tema da prematuridade e se darão conselhos às futuras mães para prevenir um parto prematuro.

Em Portugal, há duas associações reconhecidas pela EFCNI que prestam apoio aos bebés prematuros e às suas famílias: a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro e a Associação Pais Prematuros.

Leia aqui os conselhos para prevenir um possível parto prematuro.

Imagem de destaque: StockExchange.

Veja mais em Sociedade

PUB