[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Etsy, uma nova forma de vender online

A etsy é uma plataforma online direcionada para a venda de produtos feitos à mão. Focando-se na venda de peças artesanais ou vintage, cobre uma vasta gama de artigos desde arte, fotografia, roupa e joias a produtos de beleza, colchas e brinquedos.

O site foi lançado em 18 de junho de 2005 por uma pequena empresa chamada Iospace. Com sede em Brooklyn (Nova Iorque) é composta por Robert Kalin, Chris Maguire e Haim Schoppik.

Vender produtos na etsy é simples: apenas é preciso criar um nome de utilizador, sendo depois possível dar um nome à loja. A criação é gratuita, mas paga-se por cada item adicionado, além de uma percentagem de 3,5% da venda do produto à etsy.

Comprar também não podia ser mais fácil: na página principal, encontra-se uma vasta escolha de produtos e uma barra de pesquisa que permite restringir as buscas. No lado esquerdo do ecrã, existe ainda uma lista dividida por temas. Os métodos de pagamento incluem o cartão de crédito ou débito, o PayPal e o cheque-prenda.

A plataforma norte-americana abre portas ao mercado internacional e Portugal não ficou de fora. Conheça seis portuguesas que agarraram esta oportunidade e fizeram da etsy o portal para promover o seu trabalho.

Ana Bossa

Aderiu à etsy em 2012, para dar ao seu trabalho uma visibilidade permanente. A sua loja chama-se Murtiga e as minifiguras em cerâmica são o artigo mais vendido. Para quem quiser iniciar-se neste mundo, Ana deixa um conselho:

Ser fiel na divulgação das características dos produtos e ter como lema a satisfação das pessoas. Quando se estabelece uma relação de confiança, existe uma forte tendência para voltar onde somos bem atendidos.

Andreia

Quando estava de licença de maternidade, recomeçou a fazer tricot. Quando teve conhecimento da etsy, viu uma possibilidade de vender online algumas peças que fazia. A Tricotaria é a loja onde vende artigos únicos, desde acessórios de moda feminina em fibra natural a sacos em tecido de algodão.

Joana Pedroso

A sua relação com esta plataforma já tem alguns anos, visto que, antes de ali abrir uma loja, já usava o site como cliente.

Sempre pensei que, se abrisse uma loja, teria que ser na etsy.

Assim foi! Criou a Trincar Uvas, onde vende joalharia feita à mão. Para começar o percurso na etsy, Joana aconselha a leitura do Etsy Seller Handbook.

É uma compilação de artigos com imensas dicas de ajuda para os vendedores.

Rita Pinheiro

Desde 2007 que Rita vende os seus artigos na etsy, por ser uma plataforma internacional, dinâmica e fácil de utilizar.

Em termos de visibilidade do trabalho, é vantajoso vender nesta espécie de comunidade. Passados anos, continuo a gostar de vender lá e não tenciono mudar.

Matilde Beldroega foi o nome que escolheu para a sua loja, na qual vende exemplares únicos de bonecas concebidas e confecionadas manualmente.

Sara Godinho

A etsy é uma espécie de portfolio online. Os baixos custos de adesão e a forma simples de aceder à loja foram os fatores que a levaram a escolher esta plataforma como montra para o seu trabalho. Na loja Kanpai vende as suas fotografias, principalmente para o estrangeiro:

Os portugueses parecem ter algum receio do comércio online. Talvez isso mude, agora que o site está a ser traduzido para português.

Susana Teixeira

Com o objetivo de chegar a um público mais vasto e expor o seu trabalho a nível internacional, Susana criou um espaço na etsy. Na sua loja de joalharia, vende peças únicas ou produzidas em número limitado, principalmente anéis. O seu conselho?

Apostar em boas fotografias e ser honesto na descrição das peças.

Para estas seis mulheres, a etsy transformou-se numa oportunidade para divulgarem o seu trabalho e se afirmarem no mercado internacional.

Se gosta de criar, experimente e aventure-se por este portal: é fácil, simples e útil.

Nova Aplicação Etsy

Veja mais em Lifestyle

PUB