[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Joana Clara, autora do blog ‘Às Cavalitas do Vento’

Nasci num dia solarengo de primavera, corria o ano de 1988. Belém foi o meu berço e aprendi a amar a minha Lisboa, princesa do Tejo e cidade-feiticeira, com todo o coração.

Gosto de pensar que fui mordida sem antídoto pelo bichinho das artes e por todas as suas formas de expressão, ainda que, infelizmente, não tenha jeito para o desenho. Sonhei ser arqueóloga, mas os meus dedos queriam uma partitura com palavras mágicas.

O jornalismo cultural tornou-se então a minha profissão e este é o papel principal que interpreto para estar próxima da minha eterna paixão: contar histórias inspiradoras. Gosto demasiado de pessoas!

Tenho o ar como elemento do zodíaco e, talvez por isso, sinto que o meu caminho é feito sempre ao sabor do vento. Em 2011, criei o blog ‘Às Cavalitas do Vento’, que, mais tarde, deu origem à minha conta de Instagram, o meu diário de bordo.

Em pequena, herdei a Kodak Brownie do meu avô materno e desde então coleciono câmaras fotográficas, para cristalizar no tempo as minhas memórias mais preciosas.

Enamoro-me todos os dias pelos detalhes da vida e ando sempre com um bloco de notas atrás, qual Amanda Seyfried no filme ‘Cartas para Julieta’. Ah, e o iPhone é o meu companheiro artístico. Perco-me também no cheiro dos livros e um dos meus sonhos é ter uma biblioteca semelhante à de ‘A Bela e o Monstro’.

Sou adepta de um estilo de vida saudável, já posei para fotógrafos de renome e ando sempre à procura de peças vintage. Dar valor a objetos antigos foi um dos ensinamentos dos meus pais: a minha mãe trabalha com colecionadores de obras de arte, o meu pai faz magia numa das retrosarias mais antigas da Rua da Conceição.

Cliché ou não, a minha biografia dava um livro, mas isso fica para outros voos

Mini Bio

Nome: Joana Clara

Idade: 27 anos

Naturalidade: Belém

Presença online: Blog | Instagram | Facebook | Pinterest

No meu blog encontra: pormenores do meu dia a dia, sessões fotográficas com autores nacionais, sugestões gastronómicas, #oslivrosdajoana, lifestyle, moda, beleza, histórias de pessoas inspiradoras, viagens dentro e fora do País guiadas por uma rosa dos ventos.

Cinema, o amor supremo

Um amor que não é minguante nem novo, mas sim cheio e crescente dentro de mim. Partilhei-o durante 19 anos com o meu avô materno, a pessoa que me deu a conhecer clássicos como ‘A Menina da Rádio’, ‘E Tudo o Vento Levou’ e ‘Música no Coração’. Não vivo sem filmes franceses, o sorriso da Audrey Hepburn, o imaginário de Tim Burton, o suspense de Hitchcock e os mil e um quizzes de cinema que existem.

Princesa do Tejo

Eis um bem-querer que parece espraiar-se. Lisboa, cidade abraçada pelo Tejo, é o meu chão e o meu refúgio. Encontro-lhe sempre um novo segredo em cada passeio e mais uma história para contar.

“Say I’m a bird”!

A frase eternizada por Rachel McAdams no filme ‘O Diário da Nossa Paixão’ faz tanto sentido na minha vida! Nasci na primavera, gosto de ser livre e solta como vento, vivo em comunhão com a Natureza e tenho uma andorinha tatuada no meu pulso.

À descoberta do mundo

De mochila às costas e câmara ao pescoço: é assim que escolho fazer as minhas viagens. Tenho um candeeiro de mesa em forma de globo e vou assinalando os lugares por onde já passei.

#Oslivrosdajoana

Uma seguidora criou-me esta hashtag no Instagram e por lá pousou. Eu sou aquela pessoa que, mesmo que esteja a chover torrencialmente ou carregada, anda sempre com um livro debaixo do braço. ‘O Monte dos Vendavais’ é o livro da minha vida, Afonso Cruz e Carlos Ruiz Zafón, os meus escritores de eleição.

Pequeno-almoço

Rise & shine! Haverá melhor maneira de começar o dia com um “bom dia” irresistível, o sol a entrar pela janela e uma refeição deliciosa? Iogurtes saudáveis, sumo natural de laranja e scones caseiros são, para mim, sinónimo de alegria matinal.

Dickens, the cat

Ter um gato chamado Dickens era um sonho de infância. O nome, claro está, é inspirado num dos meus autores favoritos. O meu espírito livre dá cor aos meus dias e faz-me imensa companhia. Ah, e tem um vinil predileto, que adora ouvir todas as noites: ‘De Um Tempo Ausente’, dos Sétima Legião.

Espíritos inesquecíveis

Amigos de longa data, rostos que apareceram recentemente na minha vida e deixaram a sua marca. Eles são luzes que iluminam o meu caminho e que me inspiram diariamente.

Foodie for life!

Em 2014, criei a hashtag #mimosdedomingo, em jeito de celebração das minhas descobertas gastronómicas pelo País. Eu costumo dizer aos meus amigos que sou feliz a comer, sobretudo se estivermos a falar de comida de conforto. Eles são os meus maiores cúmplices nestas aventuras. Gosto de visitar restaurantes, cafés e salões de chá sugeridos pela aplicação Zomato, pela revista Time Out e pelo livro de bolso Lisboa à Mesa, para poder experimentar as melhores iguarias nacionais e, claro, fotografá-las.

Imagem da Mini Bio: © Luís Afonso.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB