[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mais esperança para os prematuros

A MOM é uma incubadora low cost portátil capaz de salvar bebés em zonas de conflito. A mente por detrás do projeto tem apenas 23 anos: acabou de se licenciar na Universidade de Loughborough, em Inglaterra, e chama-se James Roberts.

O documentário da BBC a que assistiu sobre o conflito na Síria foi o mote: havia muitos bebés prematuros a morrer devido ao stress da guerra e à falta de incubadoras ou de infraestruturas para os manter.

Foi assim que nasceu a MOM, uma incubadora portátil e insuflável, com um custo de 250 libras (cerca de 320 euros). Para termos uma noção, o preço de uma incubadora normal ronda as 30 mil libras (à volta de 38 mil euros).

O projeto rendeu-lhe o James Dyson Award, que lhe permitirá, com 36 mil euros de prémio, desenvolver novos protótipos da incubadora e dar início à produção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada dez bebés nasce prematuramente, e 75% das mortes destes bebés podiam ser evitadas com tratamentos de baixo custo, como o que a MOM sugere.

Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Prematuridade.

Imagens retiradas do site da MOM.

Veja mais em Sociedade

PUB