[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Marta Moncacha, autora do blog ‘Dolce Far Niente’

1 de 2

Nasceu em Lisboa em 1974 e é mãe de três filhos maravilhosos em dias bons. A coisa que mais gosta de fazer, pra além de escrever, é cultivar a arte do dolce far niente, matéria na qual é doutorada.

Sofre de alguns pecados capitais, sendo o da preguiça e o da gula os mais visíveis. É Caranguejo com ascendente Caranguejo e flutua de humor como o clima nos Açores. Na vida real é assistente social, mas se pudesse, vivia da escrita.

É coautora do livro ‘As Mulheres Não Sabem Estar Caladas’ e foi bailarina e professora de dança durante vários anos, naquela que considera a melhor escola de dança desportiva do País, a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo.

É apaixonada pela luz de Lisboa, pelos quiosques típicos, pelo Chiado, pelo Príncipe Real. Mais recentemente, aprendeu a gostar de correr à beira-Tejo, onde vai purgando algumas maleitas.

Minibio:

Nome: Marta Moncacha

Idade: 40 anos

Naturalidade: Lisboa

Presença online: Blog

No meu blog encontra: Pedaços da vida de uma mulher de 40, mãe de três filhos e recém-casada com o amor da sua vida. A história de alguém que decidiu mudar de vida. E que lhe ganhou o gosto.

Cidade: Lisboa

Gosto de me sentar nos quiosques da minha cidade, a ver a vida passar. Gosto do chá de menta do Royale Café e de voltar à minha infância na Vida Portuguesa. Gosto de passear com os meus filhos no Jardim da Estrela e de comermos, juntos, um Corneto de morango. Gosto de me perder a pé pelas ruas de Lisboa, sem tempo, nem pressas nem pesos de nenhuma espécie. Durante muitos anos achei que ser de Lisboa era não ter terra para onde ir. Hoje percebo que não preciso de “ir à terra”. Basta ficar-me nela. E desfrutar.

Viagens, Amesterdão

Fui a Amesterdão em maio do ano passado, em lua de mel, e perdi-me de amores. É verdade que o momento era propício para o filtro cor-de-rosa, mas não há como não gostar daquilo tudo. Das bicicletas por todo o lado e para todos os gostos, dos quilómetros que fiz a pé pelo meio dos canais, do sol espantosamente quente que apanhei no Vondelpark, das Amstel no Café Toussaint e no Louis, e da melhor tarte de maçã do meu mundo, no Latei. Prometi voltar assim que lá cheguei. E voltarei. Em maio.

Imagem de marca: bâton vermelho

Foi preciso chegar aos 40 para assumir este capricho. Quem me conhece bem sabe que ter os lábios pintados de vermelho significa a minha boa relação com o dia. A minha vontade de agarrar a vida com unhas e dentes. Em 2013 cheguei de Roma com vontade de usar bâton vermelho todos os dias, inspirada pelas italianas arrojadas que por lá vi. Só em 2014 é que consegui fazê-lo. E já faz parte de mim. O meu preferido? O Veronica da MAC (Ronnie Red). É mate e acho que é o meu tom de vermelho. Descubram o vosso!

Memórias: anel de noivado

Sou colecionadora de anéis desde que tive a minha primeira mesada. Tenho-os de todas as cores, tamanhos e feitios, e espalhados por todo o tipo de caixas, frascos e porta-joias, num caos que me organiza. O meu anel de noivado será, no entanto, o eleito de sempre. Faz parte dos clássicos da Pandora e será sempre a minha joia. Há dois dias, o meu gato psicopata (que só poderia chamar-se Dexter) desapareceu com ele. Ainda não me recompus do desgosto.

1 de 2

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB