[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Moda: ares de mudança

Fizemos uma antevisão das tendências de moda da próxima estação. Mood, novas e antigas caras da moda, estilo anos 70 e feminismo marcam a primavera/verão que se aproxima.

Aqui ficam algumas, mas há muitas mais para descobrir na LuxWOMAN de fevereiro.

Feminismo

O desfile Chanel na Semana da Moda de Paris em outubro de 2014, deu muito que falar. Para o desfile foi recriado um boulevard parisiense, dentro do Grand Palais, e a passerelle era a estrada. No final, as modelos apareceram todas juntas trazendo megafones e cartazes de protesto, nos quais se podia ler “Feminism not masoquism”; “History is Her story”; “Fashion not War”, repetindo estas e outras frases de protesto para os megafones, seguindo Karl Lagerfeld. Depois deste desfile, a palavra feminismo ganhou uma nova importância e muito já se escreveu sobre este tema. Mas com tudo isto Lagerfeld foca a libertação da mulher e lembra-nos que Coco Chanel foi pioneira na libertação das mulheres, pondo de lado o corpete e contribuindo com roupa mais confortável para o vestuário feminino. Afinal a moda também pode ser feminista!

Anos 70

A década de 70 está de volta à moda nesta primavera/verão. E é a maior tendência da estação. Atitude, estética, cores, silhuetas e inspirações marcam este regresso, apesar de já termos sentido a sua chegada na estação passada. Libertação das mulheres, maior tomada de consciência dos problemas nucleares e ambientalistas, assim como a influência do rock ‘n’ roll e a crise, que se viveu na década de 70 voltam, ou melhor, continuam a influenciar o nosso quotidiano. Vestidos compridos, minissaias, calças flare, sandálias rasas ou com plataforma são algumas das peças que certamente se tornarão os essenciais desta tendência. Com interpretações que podem ir do glam rock ao hippy, em que as variantes são imensas mas o espírito se mantém: Make love, not war.

O renascer das top models

Os desfiles da próxima estação trouxeram as modelos de culto de volta às passerelles. O regresso mais surpreendente foi o de Gemma Ward que, depois de uma ausência de seis anos, abriu o desfile da Prada. Lara Stone, também desfilou para Prada, tendo encerrado o desfile. Jessica Stam e Jessica Miller desfilaram, respetivamente, para Bottega Veneta e Balmain. Em Lanvin foi a atriz e modelo Amber Valleta que voltou a pisar a passerelle. No desfile da Chanel, a brasileira Gisele Bündchen liderou a manifestação feminista de Karl Lagerfeld.

Bolas

Padrão gráfico desta estação: bolas. Cores: preto e branco. Look: total. Igual a: look total de bolas a preto e branco para ser usado descontraidamente. Isto é tudo o que precisa de saber acerca deste padrão que se destacou nos desfiles de Marc by Marc Jacobs, Moschino, Dolce & Gabbana e Chanel.

Imagem de destaque: desfile Tommy Hilfiger primavera/verão 2015 © Tommy Hilfiger.

Veja mais em Moda

PUB