[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O regresso do ‘A Nobel Day’

Em 2015, o ‘A Nobel Day’ regressa para mais uma edição, desta vez em Londres, no Royal Albert Hall, no dia 5 de maio.

Em abril deste ano, realizou-se em Coimbra a segunda edição do ‘A Nobel Day’, um evento que junta vários vencedores dos Prémios Nobel (e não só) com pessoas que procuram inspirar-se e aprender com a experiência de profissionais.

A cidade mudou e com ela chegam também muito mais novidades, como conta Renata Gomes, investigadora portuguesa e criadora do evento: “O tema é a economia da saúde, a educação e a medicina, mas com uma vertente social. As nossas edições tentam acompanhar acontecimentos recentes. Neste momento, estes temas são muito importantes, não só para combater epidemias, como o Ébola e a Legionella, mas também como uma forma de prevenção e chave para o futuro.”

Para 2015, está também pensado um Nobel Day exclusivo para mulheres: “Ainda não tem data, e também ainda não decidimos em que cidade se realizará. Temos pedidos para mais de dez anos, mas temos de entregar a edição certa à cidade certa. Em breve, abriremos uma plataforma para sugestões e discussões ativas, mas o painel será repleto de mulheres Nobel”, explica Renata Gomes.

Uma das possíveis mulheres a estar presente neste dia é Malala Yousafzai, a mais recente vencedora do Prémio Nobel da Paz: “É muito provável contarmos com a presença da Malala. Temos tudo pensado, mas percebemos que é preciso dar-lhe tempo. Ela é muito cooperante, mas temos de ser responsáveis e perceber que ela é estudante, precisa de continuar a sua educação, de forma a poder continuar o seu bom trabalho.”

Da equipa, fazem parte seis voluntários efetivos, mais dez pessoas da cidade anfitriã, que no dia se juntam de forma a fazer acontecer o ‘Nobel Day’. Ricardo Matos, 40 anos, juntou-se este ano à equipa como designer e renovou a imagem do evento: “O projeto é muito interessante, uma oportunidade de estar próximo e ouvir e falar com pessoas tão importantes no presente e no futuro da nossa sociedade e da nossa cultura”, diz. Para se inspirar, procurou evitar qualquer tipo de associação visual ao Prémio Nobel: “Partimos dos vários tipos de categorias de prémios atualmente existentes, criando um código cromático para todas elas. O símbolo pretende cruzar e reunir visualmente essas áreas. Como resultado, temos a letra N, para uma associação mais direta ao nome do evento.”

Este ano, o evento pretende também deixar uma marca. No ano passado, abriu o primeiro Centro de Ensaios Clínicos Fase I no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. Para 2015, a organização está focada em criar uma série de bolsas para educação e desenvolvimento.

O ‘A Nobel Day’ é um evento aberto ao público. Se procura inspiração, marque já o seu voo! No ano passado, estivemos lá e garantimos: é de ciência que os participantes falam, mas a mensagem é universal – nunca devemos deixar de lutar pelos nossos sonhos. Reveja a reportagem na LuxWOMAN de julho, da conversa com três vencedores do Prémio Nobel: Bruce Beutler, Tim Hunt e Jean-Marie Lehn.

Imagem de destaque: A Nobel Day, Ricardo Matos.

Veja mais em Sociedade

PUB