[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Proteger o oceano profundo

A LUSH lançou uma campanha europeia de sensibilização para a destruição causada pela pesca de arrasto de fundo em alto-mar.

Várias lojas-chave da marca receberam uma performance ao vivo de pinturas corporais de criaturas marinhas, simbolizando a espetacular diversidade da vida marinha e a sua extrema vulnerabilidade.

A campanha surge da parceria entre a marca de cosméticos frescos feitos à mão e a organização sem fins lucrativos BLOOM que se dedica à conservação dos mares e visa apelar à opinião pública para pressionar os Governos europeus a proibirem a pesca de arrasto de fundo em alto-mar, considerada pelos cientistas como “o engenho de pesca mais destrutivo da história”.

Aquele que é o maior habitat no planeta, o oceano profundo, com formas únicas de vida marinha, como corais e esponjas vivas há milhares de anos, está a ser destruído por este tipo de pesca. As redes gigantes têm cabos e placas de aço de mais de duas toneladas cada e atravessam o fundo dos oceanos apenas para apanhar um pequeno número de peixes de baixo valor comercial.

Os Ministros Europeus das Pescas estão atualmente a discutir a reforma dos regulamentos da UE sobre a gestão da pesca em profundidade e, em particular, a proibição do método de pesca mais destrutivo: a pesca de arrasto de fundo em alto-mar.

Neste vídeo, pode ver-se a pintura corporal a ser simbolicamente removida em segundos para representar a destruição e os danos causados pela pesca de arrasto de fundo em alto-mar.

Pode juntar-se à conversa em https://twitter.com/Lush_Portugal ou https://twitter.com/Bloom_FR

Imagem de destaque: Foto de José Santos; pintura de Rita Pico, na loja LUSH em Lisboa, Centro Comercial das Amoreiras.

Veja mais em Sociedade

PUB