[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Terapia com cavalos no Ribatejo

O Centro Equestre da Lezíria Grande, localizado em Vila Franca de Xira, a 25 quilómetros de Lisboa, organiza encontros para que as famílias com crianças com doenças do espectro do autismo possam aproveitar os efeitos benéficos dos cavalos, do movimento e da natureza.

As atividades são desenvolvidas com base no Método Horse Boy, criado por Rupert Isaacson para ajudar o seu filho autista. Trata-se de um método com base científica com efeitos benéficos comprovados para crianças e jovens que sofram de perturbações do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção e outras perturbações neurossensoriais, permitindo-lhes comunicar, aprender e diminuir o stress e a ansiedade.

O programa em causa tem cerca de 11 anos e é já reconhecido em vários países como uma terapia com resultados comprovados. São, aliás, várias as escolas norte-americanas e holandesas que estão adotar o programa.

Como chegou a Portugal?

A fim de que ajudarem a preparar melhor os seus cavalos para a terapia, Rupert Isaacson contactou a família Valença, que tem como figura de proa o mestre Luís Valença Rodrigues, proprietário do Centro Equestre da Lezíria Grande e proeminente figura da equitação clássica.

Luís Valença, que dedicou a sua vida ao cavalo lusitano, tem a trabalhar consigo três filhas e alguns dos netos, todos dignos sucessores da sua arte, levando o cavalo lusitano a ser exibido pelo mundo fora, acumulando o trabalho de ensino com a competição, nomeadamente através das diversas vitórias desportivas de Inês Valença Câncio e Luís Valença Rodrigues Cardoso, netos do mestre.

A família Valença acabou por ser desafiada a entrar no projeto, que está já em andamento no centro equestre vilafranquense. Sofia Valença explica o que a atraiu no projeto: “Foi a forma diferente que ele tem de interação natural, sempre respeitando a individualidade de cada criança, e também porque descobrimos que o nosso talento também pode ser usado com um fim terapêutico.”

“Criámos uma associação sem fins lucrativos e é nossa intenção tentar ajudar o maior número possível de famílias. As famílias com crianças com necessidades especiais do espectro do autismo terão possibilidade de usufruir gratuitamente deste projeto. A ideia é criar um ambiente no meio da natureza com vários animais e em que o cavalo também estará ao dispor da criança”, explica Sofia.

“Estamos a falar de uma terapia que será sempre acompanhada de um ou mais familiares da criança, num ambiente divertido e benéfico para todos. Os irmãos destas crianças também usufruem das nossas atividades de forma gratuita. Como este tipo de terapia requer um grande número de recursos humanos, é difícil de ser paga pelas famílias.”

“Assim sendo, o projeto necessita da boa-vontade de todos. Só assim este tipo de iniciativa pode ter pernas para andar.”

Detalhes:

Centro Equestre da Lezíria Grande, Vila Franca de Xira

Inscrições: 919 361 862 (Sofia Valença) e 263 285 160 (geral) | E-mail

Site | Facebook

Horse Boy World

Site | Facebook

Veja mais em Sociedade

PUB