[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vírus no coração

Não… Não estamos a falar de doenças cardiovasculares mas antes do coração mais perigoso da web, o Heartbleed. Perigoso porquê? Porque se trata de um vírus que afeta 66% da comunidade online e que coloca em risco a sua segurança.

Cada vez que acede a um website com dados de segurança, como uma password e um nome de utilizador, os dados são enviados para o servidor desse site e a informação é encriptada, formando um código, de modo a ser protegida por um protocolo conhecido como SSL (Secure Socket Layer).

Existe uma versão grátis, o OpenSSL, que é utilizada por cerca de dois terços dos websites ativos na Internet. É esta versão gratuita que o Heartbleed explora e nela que os hackers conseguem contornar a encriptação e violar o protocolo de segurança. Apesar de já existir há dois anos, o vírus só agora foi descoberto, pela empresa de segurança digital Codenomicon.

Não sendo possível descobrir e rastrear todos os dados que possam já ter sido roubados, pode, a partir de agora, ter um cuidado reforçado com o uso que faz da internet:

– Mude com frequência de senhas e, se possível, de nome de utilizador;

– Atualize o programa antivírus que tem no seu computador;

– Mantenha atualizada a sua firewall;

– Evite utilizar a internet em espaços públicos;

– Não abra ficheiros anexados a mensagens de correio eletrónico cuja proveniência desconheça ou seja suspeita;

– Tenha atenção redobrada com os sites que consulta: uma pesquisa no Google pode, muitas vezes, dar mau resultado… Se o site não for de confiança, não o abra!

Veja mais em Sociedade

PUB