[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Raquel Prates

Apresentadora de televisão e galerista.

Raquel Prates nasceu em 1976 em Lisboa. Inicia a sua carreira televisiva com apenas 17 anos no canal SIC, com o programa ‘Portugal Radical’.

A sua relação com a televisão mantém-se com vários programas de entretenimento apresentados, na SIC generalista, SIC Radical e SIC Mulher. Foi premiada a nível nacional duas vezes pelas suas prestações televisivas enquanto apresentadora.

Atualmente colabora pontualmente com a SIC Mulher e é a apresentadora oficial da FashionTV. A rádio também foi uma das suas aventuras, tendo passado pela Rádio Energia e SuperFM.

Raquel foi várias vezes eleita a mulher mais elegante de Portugal pela comunicação social/votação do público (nas revistas Caras, Vip e Lux) e mulher ‘Red Carpet’, pelo Canal Internacional E!. Foi também o ‘Melhor Rosto Português’, pela Fashion TV e considerada a “Nova Beleza Portuguesa”, pela Vogue Portugal, ao realizar a primeira capa de uma mulher portuguesa deste título.

Foi diretora da publicação LUXOS e participou em publicações como a revista Umbigo, a Inútil ou a Janela Urbana.

As incursões pelo cinema chegaram pela mão de João Botelho, no filme ‘Desassossego’, e de André Badalo, na curta Darko.

Sempre trabalhou com Arte até hoje, sendo uma das galeristas mais jovens da Europa. Criou o modelo de negócio de venda online de obras de arte em prestações, e continua a manter a direção de Galerias de Arte, curadoria e direção de arte, tal como a vertente de blogger.

Mini Bio

Nome: Raquel Prates

Idade:40 anos

Naturalidade: Lisboa

Presença online: Blog | Facebook | Instagram | Snapchat up.raquelprates | Pinterest

No meu blog encontra: um pouco de mim, na categoria Crónicas, com as qualidades e defeitos inerentes, por isso às vezes ‘sofre’ com algumas ausências (risos). E os tópicos principais são: moda, tendências urbanas, lifestyle, beleza, e o trabalho que vou realizando na 39a Concept Store com marcas emergentes nacionais e internacionais.

Gargalhadas

Gosto de gargalhadas. Das sonoras, cruas e nuas que se soltam do centro da alma. Sem pudor, vergonhas e de preferência contagiantes.

A minha mãe

A minha paixão pelas imagens em geral nasceu desde muito jovem, pela tendência de imitar a minha mãe, que é uma mulher que sempre se cuidou e que é muito feminina e elegante. A minha curiosidade, e a grande quantidade de mimo, faziam que estivesse muito atenta a todos os passos da minha mãe. Uma mulher que é, sem dúvida, a minha grande inspiração. A sua forma de estar muito tímida era, literalmente, o oposto daquilo que transmitia com a moda. Utilizava-a como uma espécie de canal de comunicação do seu lado mais artístico, vanguardista, audaz e corajoso. Percebi rapidamente que a moda, a imagem, são também formas de nos relacionarmos com os outros sem serem necessárias as palavras. E para o bom gosto não há estatutos, isso posso assegurar.

Bem-estar

Apesar de ser obcecada por trabalhar (confesso!), comecei a criar uma nova disciplina ao reservar tempo para mim própria. Era urgente e necessário. Trabalhar a autoestima, descarregar as frustrações numa corrida junto ao rio, tomar um copo de vinho com uma amiga, manter uma alimentação cuidada e equilibrada, etc. Por vezes parece, mas na realidade, o mundo não acaba amanhã.

Arte

Outra paixão que tenha é a arte, em todos os seus espetros. Destaco talvez a pintura, porque sempre vivi entre quadros, tintas e artistas (acabei por casar com um!). É um universo muito emotivo e que é impossível relatar em palavras. Até uma tela em branco e o cheiro a primário têm um mistério único.

Estação do ano

A minha estação preferida é o oposto do rigoroso inverno que me viu nascer. Adoro o verão, os dias que são mais longos, e o sol com sal que estala na minha pele.

Música

Não sei viver sem música, está presente todos os dias. E, tal como o meu armário, as minhas playlists têm um pouco de tudo e também me suscitam indecisões sobre o que vou ouvir/vestir amanhã.

Fotografia

Sou fascinada por fotografia. Houve uma que altura que fotografava tudo o que me rodeava com a sensação de que iria ‘congelar’ para sempre aquele momento, estático, mas com a mesma emoção. Tive a sorte de ter álbuns desde de que nasci organizados pelos meus pais. Choro quando revivo algumas imagens.

39A

Acredito nos criadores que trabalham arduamente para manter a tradição de qualidade e excelência que Portugal tem. O projecto 39A Concept Store que passa por divulgar, promover, e comercializar marcas portuguesas de designers e criadores emergentes, mas também nomes consagrados.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB