[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Surf Café na Ericeira

Um espaço cool com opções sem glúten, uma reserva interativa e um posto de turismo renovado, tudo a respirar surf.

A Ericeira tem um novo local de culto para surfistas e amantes de surf. Chama-se Surf Café e está inserido no requalificado Posto de Turismo, que conta agora também com um Centro de Interpretação da Ericeira Reserva Mundial de Surf. Mas já lá vamos.

O novo espaço nasce do projeto de requalificação do Posto de Turismo da vila da Ericeira, desenhado pela Experimentadesign, e faz tanto sentido ali que nos leva a pensar ‘já não era sem tempo!’.

No Surf Café podem tomar-se refeições leves, como sopas, saladas e sandes sem glúten ou em pão de Mafra, e picar alguns produtos típicos da região, como os queijos caseiros de Mafra. Há ainda muffins sem glúten, panquecas e biscoitos, e uma generosa lista de iogurtes (com ou sem lactose) com toppings variados, desde frutas a cereais.

No menu de bebidas, as opções continuam a surpreender, desde cafés com fruta e flores, cafés gourmet, chás biológicos e artesanais, cervejas artesanais e premium a vinhos, sangrias (sim, no plural: tinta, branca e espumante e frutos vermelhos), cocktails, gins e vários digestivos típicos nacionais.

O novo espaço localiza-se no piso 0, paredes meias com o Posto de Turismo, e prolonga-se para o 1.º andar com uma pequena varanda, que dá acesso ao Centro de Interpretação da Reserva de Surf.

Depois de escolher o que pretende tomar do vasto menu, é convidada a saboreá-lo numa grande mesa comunitária, na zona central, ou nas pequenas mesas que se vão espalhando pelos dois pisos.

O mármore que encontramos nos tampos das mesas, nas colunas e no balcão presta homenagem à antiga leitaria Ucal, que ali existia antes de o edifício acolher o Centro de Turismo.

O toque especial dos mais de 20 criativos da Experimentadesign, que estiveram envolvidos no projeto de requalificação, está por todo o lado. No Surf Café, a escultura de um enorme tubarão preto, construído com lixo retirado do oceano, saúda-nos do teto.

Por ali, a cultura do mar e do surf está presente em cada detalhe. Afinal, a Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a primeira e única da europa. E a segunda em todo o mundo! Mas segundo a Câmara Municipal de Mafra, era preciso dar a conhecê-la ao mundo com uma nova abordagem. É assim que nasce o Centro de Interpretação, integrado no Posto de Turismo.

O que é o Centro de Interpretação da Reserva de Surf da Ericeira?

Imagine uma sala de um museu, com uma luz muito ténue e uma enorme mesa interativa a brilhar no centro. Esta é a grande relíquia de todo o projeto de requalificação e permite aos visitantes mergulhar no mundo do surf de uma forma totalmente inovadora.

Nas paredes, sete quadros mostram as sete ondas mais simbólicas da Ericeira, que os surfistas locais – e muitos internacionais – tão bem conhecem.

O objetivo do Centro é explicar o que é a Reserva nas suas dimensões principais: as ondas mais características, a bioesfera, a comunidade de surf local e a logística. Como? Através de uma mesa interativa de vídeo-mapping, com cerca de 4 metros de comprimento, que apresenta a maquete da Reserva de Surf da Ericeira e permite uma experiência verdadeiramente imersiva.

Com um simples toque da mão no ecrã, a grande mesa aciona-se e pode então iniciar a sua viagem pela Reserva e ficar a saber todos os detalhes que esta esconde, desde a intensidade das várias ondas, o estado do vento e do tempo, as várias escolas de surf que existem nas praias, entre outras informações úteis, seja ou não surfista.

A Ericeira foi classificada Reserva Mundial de Surf em 2011.

Fotos: © Miguel Manso.

Veja mais em Lifestyle

PUB