[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Tatuagens do futuro

Um dia, bastará um toque na pele para controlar smartphones e computadores. Hoje é o dia.

No futuro, as tatuagens poderão controlar os dispositivos tecnológicos. Pelo menos assim planeia o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, que, em parceria com a Microsoft, desenvolveu uma tatuagem temporária, que permite utilizar a pele como o ecrã táctil de um smartphone.

Chamada DuoSkin, a tecnologia, que ainda não foi apresentada ao público, permite desenhar circuitos em folha de ouro, um material com alta resistência e condutividade, na pele. Além disto, serão ainda adicionados outros componentes para que a tatuagem se torne interativa.

Para os investigadores do MIT Media Lab este projeto pretende acrescentar funcionalidade a uma afirmação de moda. A estética do inovador produto baseia-se no aspeto metálico, idêntico às peças de joalharia, e pode ser alterada sempre que o utilizador quiser.

A tatuagem inteligente pode ser utilizada de três maneiras distintas: a pele pode ser usada como interface de um aparelho móvel (smartphone, tablet ou computador) para navegar no dispositivo ou atender chamadas; como sensor de temperatura corporal, que alerta o utilizador para um decréscimo ou aumento fora do normal; e, por último, a pele pode ainda funcionar como um dispositivo de armazenamento de dados, transferidos com tecnologia NFC – Near Field Communication.

A nova tecnologia será apresentada na Internacional Symposium on Wearable Computers, na Alemanha, em setembro. Porém, ainda não existe previsão de quando estará à venda.

Foto: tecnologia DuoSkin © DuoSkin/Jimmy Day

Veja mais em Lifestyle

PUB