[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cavalo Lusitano no Museu dos Coches


Acabado de inaugurar, o novo Lounge Café Cavalo Lusitano situa-se no Museu dos Coches, em Lisboa. Neste espaço, a cozinha portuguesa reinventa-se e o resultado são sabores únicos e originais que, conjugados com vinhos, licores nacionais, cocktails e sumos naturais, criam a simbiose perfeita. A ementa, assinada pelo chef Alexis Gregório, é variada e inclui sugestões para o pequeno-almoço, o almoço e o final de tarde, altura em que pode desfrutar do pôr-do-sol com um cenário quase idílico: Jardins de Belém e o Rio Tejo. Dentre os Petiscos Lusitanos que habitam o menu, os enchidos, os fumados, os queijos, as conservas e as saladinhas assumem especial importância, a par das saladas, tostas e sopas frias. A Alheira Gratinada com Rúcula e Mel e o Bacalhau com Broa destinam-se aos genuínos amantes dos pratos quentes. Para os mais gulosos, as sobremesas Cavalo Lusitano e Liteira do Bosque são as especialidades primordiais. O novo espaço de restauração dispõe também de uma zona para exposição e venda de produtos artesanais nacionais e ainda de uma esplanada.

Detalhes:
Av. da Índia, 36, Lisboa, Portugal
Aberto de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h.

Restaurante/cafetaria do Museu Nacional do Azulejo


Instalado no antigo Convento da Madre de Deus, em Lisboa, o Restaurante/cafetaria presenteia os visitantes com uma recheada ementa de especialidades gastronómicas. Considerado um espaço de restauração de referência na zona onde se localiza, o restaurante, com vista para o jardim de inverno do museu, distribui-se por dois espaços: a sala interior, revestida de azulejos oitocentistas oriundos da antiga cozinha palaciana, e uma zona verde mais calma, a esplanada no jardim, onde pode tomar uma bebida num ambiente descontraído. O Bacalhau com Broa, os crepes salgados e o Bolo de Bolacha fazem parte do painel de especialidades da casa.

Detalhes:
R. da Madre de Deus, 4, Lisboa, Portugal
Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Cafetaria do Museu Nacional de Arte Antiga


Considerado um dos locais mais tranquilos e majestosos da capital portuguesa, a esplanada no jardim da cafetaria do Museu Nacional de Arte Antiga brinda os seus visitantes com uma fantástica vista sobre o rio que atravessa Lisboa. Repleto de estátuas de pedra, o espaço exterior convida a um café ou a uma refeição leve, à sombra ou ao sol, acompanhados por uma bela conversa e pelos barcos que mareiam no Tejo. Para quem procura um spot calmo e com WiFi para trabalhar, este é o local ideal. Além da esplanada, a cafetaria dispõe também de uma sala interior.

Detalhes:
R. das Janelas Verdes, Santos, Lisboa, Portugal
Aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30.

Casa de Chá do Museu Arte Nova


O Museu Arte Nova, instalado em Aveiro, hospeda um espaço de animação multifacetado. Se de dia funciona como uma genuína casa de chá, no horário noturno transforma-se em bar. O edifício, um dos mais sublimes exemplos de arte nova da cidade, destaca-se entre os demais imóveis edificados em frente ao canal central da ria. O cardápio do
spot aveirense anuncia, como não poderia deixar de ser, mais de 100 variedades de chás, provenientes de todos os cantos do mundo, que podem ser apreciados dentro ou fora de portas. Equipado com confortáveis poufs, o pátio do museu convida também a uma pausa refrescante. O mais surpreendente é que neste espaço dominado pelas bebidas quentes, a grande atração seja a caipirinha! À noite, os ritmos de jazz e bossa nova juntam-se ao leque de iniciativas culturais que ali encontram o seu palco.

Detalhes:
Santa Joana, R. Dr. Barbosa Magalhães, 9, Aveiro, Portugal
Aberta de terça a quinta-feira, das 9h30 às 2h; sexta-feira e sábado, das 10h às 3h; Domingos, das 10h às 21h.

A Companhia no Museu do Douro


Instalado num dos lugares mais icónicos da região, encontramos o espaço A Companhia, composto por três zonas de lazer e restauração: o restaurante, o wine bar e a esplanada. Inicialmente projetado para hospedar várias funções, o edifício esteve desde logo associado à comercialização e à produção do famoso vinho do Porto. Atualmente reabilitado, o imóvel é a sede do Museu do Douro e ponto convergente da gastronomia, das artes e dos produtos vitivinícolas.

Detalhes:
R. Marquês de Pombal, 5050-282 Peso da Régua, Portugal
Aberto de segunda-feira a domingo. Restaurante: das 12h às 15h e das 19h30 às 22h; Esplanada: das 10h às 2h (verão).

Restaurante A Companhia


Unindo tradição e modernidade, o espaço de restauração A Companhia é um local acolhedor onde se alia o que de melhor a região tem para dar, desde a gastronomia os vinhos, até à identidade cultural da zona. Dentre as iguarias do menu encontramos O Rei Bacalhau, a Entremeada de Porco e a ‘doçura’ da Panacotta de Baunilha.

Wine Bar A Companhia


Regalado com a beleza natural da vista sobre o Rio Douro, o Wine Bar do Museu do Douro é já um espaço de referência do edifício sede. À chegada, os visitantes encantam-se pelo ambiente, que os convida a tomar um típico vinho do Porto, um chá ou um chocolate quente acompanhado de um crepe. O spot, ideal para conhecer a região, através dos produtores e produtos vitivinícolas, é o lugar apropriado para um final de tarde inesquecível: música ambiente, uma boa conversa, uma tábua de queijos e um bom vinho. O que lhe parece? Com uma área de 145 m2, o espaço, também apropriado para organização de eventos, apresenta o seu cunho sociocultural através da presença dos seus artistas e de inúmeras atividades ligadas à gastronomia e ao universo do vinho.

Esplanada A Companhia


Com o vale do Douro como pano de fundo, a esplanada, inserida nos jardins do Museu do Douro, é o lugar ideal para um convívio ao final do dia, repleto de animação, música ambiente e um bom vinho. Ao dispor dos visitantes está a ementa de bar e sugestões de refeições mais leves para degustar a qualquer altura do dia. Já de noite, pode aproveitar os eventos que aqui são organizados, numa atmosfera informal e descontraída.

Restaurante Coa Museu no Museu do Coa


O espaço de restauração inserido no Museu do Coa, em Vila Nova de Foz Côa, transparece o requinte, a simplicidade e o charme associados ao cenário que o circunda. Os protagonistas do panorama são olivais, amendoeiras e vinhas, que se fundem com a arte e a gastronomia. A força da História une-se à cozinha transmontana, onde os típicos produtos regionais se destacam. Os visitantes podem, assim, degustar a herança gastronómica e enóloga do Douro e do Douro Superior e desfrutar de uma decoração vanguardista. O restaurante dispõe de três salas, ornamentadas com mobiliário de autor, todas com acesso à paisagem onde os rios Douro e Côa afluem. A esplanada do Restaurante Coa Museu está também disponível para experiências gastronómicas.

Detalhes:
R. do Museu, 5150-610, Vila Nova de Foz Côa, Portugal.
Aberto de terça-feira a domingo. Terça-feira, das 10h às 17h30 | de quarta a sábado, das 10h às 23h30 | domingo, das 10h às 17h30.

Cafetaria do Páteo de São Miguel


No seio do centro histórico de Évora, encontramos a nova Cafetaria do Páteo de São Miguel, composta por duas salas interiores e uma esplanada repleta de bonsais de oliveira, que relembram o produto da terra, também ligado à atividade produtiva da Fundação Eugénio de Almeida . No interior, a decoração faz-se com peças de imobiliário contemporâneo, com apontamentos de cortiça. Já a ementa constrói-se com salgados, doces, tostas, refrigerantes, café, cappuccino e sumos naturais. O bolo do dia, a descobrir quando visitar o local, tem aqui o papel principal. A beleza do cenário que compõe o spot alentejano, dominado pela vista para o Jardim do Paço de São Miguel e para a cidade, convida à redescoberta deste local, onde o convívio e a tranquilidade são as palavras de ordem.

Detalhes:
Largo Mário Chicó | Páteo de São Miguel, Évora, Portugal.
Aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h.

Café Casa da Música na Casa da Música


O antigo Bar dos Artistas deu lugar ao atual Café Casa da Música, localizado no Porto. A renovação do espaço pretendia conceber um local convidativo, uma espécie de ponto de encontro. Com dois balcões e três cubos, para que os clientes possam servir-se, diretamente, de doces, sumos e salgados, o espaço oferece desde pequenos-almoços até jantares pós-concerto. O mobiliário é em parte artesanal e de design nacional, e o espaço dispõe ainda de um palco para a atuação de projetos académicos e músicos emergentes. Ligado, internamente, à área de bilheteira da Casa da Música (piso 1), o local de restauração disponibiliza menus do dia (€7), que incluem sempre de uma alternativa vegetariana.

Detalhes:
Av. da Boavista, 604/610, 4149-071, Porto, Portugal.
Horário: De segunda-feira a domingo, das 09h às 24h.

Spotted: a tendência 'preppy' saiu de Gossip Girl e chegou à ModaLisboa
O Óscar de melhor look vai para…
Os melhores looks da noite dos Grammys 2024
6 leituras para quem vive ou lida com doenças oncológicas
As ‘portuguese girlies’ marcaram presença na Copenhagen Fashion Week
Os melhores looks da 75.ª edição dos Emmys
Outras galerias
  • Cavalo Lusitano no Museu dos Coches


    Acabado de inaugurar, o novo Lounge Café Cavalo Lusitano situa-se no Museu dos Coches, em Lisboa. Neste espaço, a cozinha portuguesa reinventa-se e o resultado são sabores únicos e originais que, conjugados com vinhos, licores nacionais, cocktails e sumos naturais, criam a simbiose perfeita. A ementa, assinada pelo chef Alexis Gregório, é variada e inclui sugestões para o pequeno-almoço, o almoço e o final de tarde, altura em que pode desfrutar do pôr-do-sol com um cenário quase idílico: Jardins de Belém e o Rio Tejo. Dentre os Petiscos Lusitanos que habitam o menu, os enchidos, os fumados, os queijos, as conservas e as saladinhas assumem especial importância, a par das saladas, tostas e sopas frias. A Alheira Gratinada com Rúcula e Mel e o Bacalhau com Broa destinam-se aos genuínos amantes dos pratos quentes. Para os mais gulosos, as sobremesas Cavalo Lusitano e Liteira do Bosque são as especialidades primordiais. O novo espaço de restauração dispõe também de uma zona para exposição e venda de produtos artesanais nacionais e ainda de uma esplanada.

    Detalhes:
    Av. da Índia, 36, Lisboa, Portugal
    Aberto de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h.

     

  • Restaurante/cafetaria do Museu Nacional do Azulejo


    Instalado no antigo Convento da Madre de Deus, em Lisboa, o Restaurante/cafetaria presenteia os visitantes com uma recheada ementa de especialidades gastronómicas. Considerado um espaço de restauração de referência na zona onde se localiza, o restaurante, com vista para o jardim de inverno do museu, distribui-se por dois espaços: a sala interior, revestida de azulejos oitocentistas oriundos da antiga cozinha palaciana, e uma zona verde mais calma, a esplanada no jardim, onde pode tomar uma bebida num ambiente descontraído. O Bacalhau com Broa, os crepes salgados e o Bolo de Bolacha fazem parte do painel de especialidades da casa.

    Detalhes:
    R. da Madre de Deus, 4, Lisboa, Portugal
    Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

     

  • Cafetaria do Museu Nacional de Arte Antiga


    Considerado um dos locais mais tranquilos e majestosos da capital portuguesa, a esplanada no jardim da cafetaria do Museu Nacional de Arte Antiga brinda os seus visitantes com uma fantástica vista sobre o rio que atravessa Lisboa. Repleto de estátuas de pedra, o espaço exterior convida a um café ou a uma refeição leve, à sombra ou ao sol, acompanhados por uma bela conversa e pelos barcos que mareiam no Tejo. Para quem procura um spot calmo e com WiFi para trabalhar, este é o local ideal. Além da esplanada, a cafetaria dispõe também de uma sala interior.

    Detalhes:
    R. das Janelas Verdes, Santos, Lisboa, Portugal
    Aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30.

     

  • Casa de Chá do Museu Arte Nova


    O Museu Arte Nova, instalado em Aveiro, hospeda um espaço de animação multifacetado. Se de dia funciona como uma genuína casa de chá, no horário noturno transforma-se em bar. O edifício, um dos mais sublimes exemplos de arte nova da cidade, destaca-se entre os demais imóveis edificados em frente ao canal central da ria. O cardápio do
    spot aveirense anuncia, como não poderia deixar de ser, mais de 100 variedades de chás, provenientes de todos os cantos do mundo, que podem ser apreciados dentro ou fora de portas. Equipado com confortáveis poufs, o pátio do museu convida também a uma pausa refrescante. O mais surpreendente é que neste espaço dominado pelas bebidas quentes, a grande atração seja a caipirinha! À noite, os ritmos de jazz e bossa nova juntam-se ao leque de iniciativas culturais que ali encontram o seu palco.

    Detalhes:
    Santa Joana, R. Dr. Barbosa Magalhães, 9, Aveiro, Portugal
    Aberta de terça a quinta-feira, das 9h30 às 2h; sexta-feira e sábado, das 10h às 3h; Domingos, das 10h às 21h.

     

  • A Companhia no Museu do Douro


    Instalado num dos lugares mais icónicos da região, encontramos o espaço A Companhia, composto por três zonas de lazer e restauração: o restaurante, o wine bar e a esplanada. Inicialmente projetado para hospedar várias funções, o edifício esteve desde logo associado à comercialização e à produção do famoso vinho do Porto. Atualmente reabilitado, o imóvel é a sede do Museu do Douro e ponto convergente da gastronomia, das artes e dos produtos vitivinícolas.

    Detalhes:
    R. Marquês de Pombal, 5050-282 Peso da Régua, Portugal
    Aberto de segunda-feira a domingo. Restaurante: das 12h às 15h e das 19h30 às 22h; Esplanada: das 10h às 2h (verão).

     

  • Restaurante A Companhia


    Unindo tradição e modernidade, o espaço de restauração A Companhia é um local acolhedor onde se alia o que de melhor a região tem para dar, desde a gastronomia os vinhos, até à identidade cultural da zona. Dentre as iguarias do menu encontramos O Rei Bacalhau, a Entremeada de Porco e a ‘doçura’ da Panacotta de Baunilha.

     

  • Wine Bar A Companhia


    Regalado com a beleza natural da vista sobre o Rio Douro, o Wine Bar do Museu do Douro é já um espaço de referência do edifício sede. À chegada, os visitantes encantam-se pelo ambiente, que os convida a tomar um típico vinho do Porto, um chá ou um chocolate quente acompanhado de um crepe. O spot, ideal para conhecer a região, através dos produtores e produtos vitivinícolas, é o lugar apropriado para um final de tarde inesquecível: música ambiente, uma boa conversa, uma tábua de queijos e um bom vinho. O que lhe parece? Com uma área de 145 m2, o espaço, também apropriado para organização de eventos, apresenta o seu cunho sociocultural através da presença dos seus artistas e de inúmeras atividades ligadas à gastronomia e ao universo do vinho.

     

  • Esplanada A Companhia


    Com o vale do Douro como pano de fundo, a esplanada, inserida nos jardins do Museu do Douro, é o lugar ideal para um convívio ao final do dia, repleto de animação, música ambiente e um bom vinho. Ao dispor dos visitantes está a ementa de bar e sugestões de refeições mais leves para degustar a qualquer altura do dia. Já de noite, pode aproveitar os eventos que aqui são organizados, numa atmosfera informal e descontraída.

     

  • Restaurante Coa Museu no Museu do Coa


    O espaço de restauração inserido no Museu do Coa, em Vila Nova de Foz Côa, transparece o requinte, a simplicidade e o charme associados ao cenário que o circunda. Os protagonistas do panorama são olivais, amendoeiras e vinhas, que se fundem com a arte e a gastronomia. A força da História une-se à cozinha transmontana, onde os típicos produtos regionais se destacam. Os visitantes podem, assim, degustar a herança gastronómica e enóloga do Douro e do Douro Superior e desfrutar de uma decoração vanguardista. O restaurante dispõe de três salas, ornamentadas com mobiliário de autor, todas com acesso à paisagem onde os rios Douro e Côa afluem. A esplanada do Restaurante Coa Museu está também disponível para experiências gastronómicas.

    Detalhes:
    R. do Museu, 5150-610, Vila Nova de Foz Côa, Portugal.
    Aberto de terça-feira a domingo. Terça-feira, das 10h às 17h30 | de quarta a sábado, das 10h às 23h30 | domingo, das 10h às 17h30.

     

  • Cafetaria do Páteo de São Miguel


    No seio do centro histórico de Évora, encontramos a nova Cafetaria do Páteo de São Miguel, composta por duas salas interiores e uma esplanada repleta de bonsais de oliveira, que relembram o produto da terra, também ligado à atividade produtiva da Fundação Eugénio de Almeida . No interior, a decoração faz-se com peças de imobiliário contemporâneo, com apontamentos de cortiça. Já a ementa constrói-se com salgados, doces, tostas, refrigerantes, café, cappuccino e sumos naturais. O bolo do dia, a descobrir quando visitar o local, tem aqui o papel principal. A beleza do cenário que compõe o spot alentejano, dominado pela vista para o Jardim do Paço de São Miguel e para a cidade, convida à redescoberta deste local, onde o convívio e a tranquilidade são as palavras de ordem.

    Detalhes:
    Largo Mário Chicó | Páteo de São Miguel, Évora, Portugal.
    Aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h.

     

  • Café Casa da Música na Casa da Música


    O antigo Bar dos Artistas deu lugar ao atual Café Casa da Música, localizado no Porto. A renovação do espaço pretendia conceber um local convidativo, uma espécie de ponto de encontro. Com dois balcões e três cubos, para que os clientes possam servir-se, diretamente, de doces, sumos e salgados, o espaço oferece desde pequenos-almoços até jantares pós-concerto. O mobiliário é em parte artesanal e de design nacional, e o espaço dispõe ainda de um palco para a atuação de projetos académicos e músicos emergentes. Ligado, internamente, à área de bilheteira da Casa da Música (piso 1), o local de restauração disponibiliza menus do dia (€7), que incluem sempre de uma alternativa vegetariana.

    Detalhes:
    Av. da Boavista, 604/610, 4149-071, Porto, Portugal.
    Horário: De segunda-feira a domingo, das 09h às 24h.

     

PUB


Uma obra de arte e um café, por favor!

Não é preciso arranjar desculpas para visitar museus, mas deixamos-lhe oito novas aqui.

Falemos de museus. Mas não de exposições de pintura, de escultura nem mesmo de artistas plásticos ou instalações. O foco é: tomar um café no museu.

Na altura de programar uma visita, idealizamos salas, salas e mais salas, repletas de quadros, esculturas e palestras de guias culturais. Porém, o plano que imaginou pode não se resumir a esse cenário.

Distribuídas pelo norte, pelo centro e pelo sul do País, apresentamos-lhe algumas cafetarias/restaurantes que são autênticas obras de arte. Nesta coleção artística de cafés sediados em museus, salpicada pela gastronomia nacional, vai encontrar a desculpa perfeita para planear a próxima visita. Atmosfera cultural não faltará!

Imagem de destaque © Visual Hunt

Veja mais em Lifestyle

PUB