[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Qual o aspeto da pele desprotegida ao sol?

Sabe qual é o aspeto da sua pele quando submetida a raios ultravioleta? Tem dúvidas sobre o uso do protetor solar como um verdadeiro escudo para a pele? Nesse caso, precisa de ver este vídeo.

Se é daquelas pessoas que pensam que, por serem morenas, não precisam de usar protetor, ou se menospreza os filtros solares, pensará certamente duas vezes depois de ver isto…

Nunca é demais relembrar os oito cuidados a ter com a exposição solar (divulgados no Portal da Saúde):

1. Utilize sempre um protetor solar com um fator de proteção adaptado ao seu tipo de pele, e não se esqueça: no rosto, o fator deve ser mais elevado do que no resto do corpo!

2. Introduza o uso do protetor na sua rotina diária, sobretudo nas áreas mais expostas ao sol.

3. Nos dias de praia ou piscina, lembre-se de colocar protetor 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Corridas e outros desportos ao ar livre também contam!

4. Segundo a Associação de Cancro Cutâneo, devem reduzir-se as atividades exteriores entre 12 e as 16 horas. Se não conseguir escapar, não se esqueça do chapéu, dos óculos de sol e de uma t-shirt de cor escura.

5. Entre um mergulho e um jogo de raquetes, há que reaplicar o protetor solar. Renove o creme a cada duas horas e após nadar e transpirar (mesmo que seja um protetor à prova de água!). A água e a transpiração diminuem a eficiência dos filtros solares.

6. Recorde-se de que os olhos e os lábios também precisam de proteção. Os óculos de sol, o chapéu e o protetor nos lábios devem merecer atenção constante!

7. O dia está nublado? Não é por isso que deve deixar a proteção em casa. Nestes dias, 40 a 60% da radiação solar atravessa as nuvens e chega à Terra.

8. O guarda-sol pode ser um dos seus melhores amigos, mas tenha atenção à luz refletida: o sol reflete-se na areia, atingindo a pele, mesmo à sombra.

Vídeo de Thomas Leveritt

Veja mais em LIFESTYLE

PUB