[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

10ª edição do Tejo Gourmet promove menus vínicos em 63 restaurantes

Já são conhecidos os números e os nomes dos restaurantes nacionais que aderiram ao Tejo Gourmet, o Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo que este ano chega à 10ª edição. Com participações de norte a sul do país e ilhas, são 63 os aderentes desta iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, e que vê o número recorde – atingido na última edição – ser ultrapassado em uma mão cheia de inscritos.

De 1 de fevereiro a 31 de março é tempo de viajar pela “Rota do Tejo Gourmet” para provar e desfrutar dos menus vínicos criados especialmente para o Tejo Gourmet 2022. Composto por entrada, prato e sobremesa é, como não podia deixar de ser, harmonizado, a cada momento, com diferentes Vinhos do Tejo. Para além da avaliação feita pelos comensais, caberá a um painel de jurados, composto por quatro profissionais em cada visita, pontuar a gastronomia, os vinhos e a harmonização.

“Estamos bastante satisfeitos com a adesão a esta edição do Tejo Gourmet, o que vem confirmar o espaço que este nosso Concurso já ocupa no panorama nacional. Conta já com uma dezena de edições – com esta incluída – o que tem, sem dúvida, ajudado a afirmar os Vinhos do Tejo dentro e fora da região. Se na primeira edição aderiram 22 restaurantes, apenas da região dos Vinhos do Tejo, na última, em 2019, o número subiu para 58 e, este ano, para 63 restaurantes, neste que foi salto triplo, a contar da génese.”, afirma Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo.

Teresa Batista, da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, destaca o facto desta edição ter “muitos restaurantes novos – 34 debutantes – e oriundos de localidades em estreia, como Matosinhos, Lousã, Figueira da Foz, Charneca da Caparica, Óbidos, Belver, Loulé e, no Ribatejo, Constância, Vila Nova da Barquinha e Fazendas de Almeirim. O Ribatejo é, como seria de esperar, a região que mais restaurantes inscreve, num total de 23, sendo que Santarém leva vantagem nas novidades, até porque a cidade scalabitana está a desenvolver-se bastante nesta vertente. Pela primeira vez há restaurantes dos Açores: são quatro e concentrados na Ilha do Pico. A Madeira inscreve mais um, com cinco ao todo. Temos mais restaurantes de hotéis, restaurantes com uma cozinha mais diversificada e onde a fasquia da qualidade é, também, mais elevada. Da região dos Vinhos do Tejo, são 5 os restaurantes que participam em todas as edições, em igual número há também aqueles que voltaram a concorrer.”.

Recorde-se que o Tejo Gourmet tem como objectivo promover os Vinhos do Tejo – só e apenas os que enverguem selo de garantia de qualidade e certificação DOC do Tejo ou IG Tejo, atribuído pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo –, aumentando a sua oferta nas cartas vínicas, ao mesmo tempo que premeia e divulga os restaurantes, através das harmonizações entre os seus pratos e os néctares desta região vitivinícola. Criado em 2010, começou por ser um concurso de âmbito regional, passando, em 2012, a contemplar os restaurantes de lés-a-lés de Portugal. Esta mudança contribuiu para o seu crescimento, quer em qualidade, quer em quantidade no que diz respeito ao número de restaurantes participantes.

O Tejo Gourmet premeia ‘O Melhor Restaurante’ em absoluto, do Concurso, assim como as categorias: ‘Melhor Entrada’; ‘Melhor Prato Principal’; ‘Melhor Sobremesa’; ‘Melhor Carta de Vinhos’; ‘Melhor Promoção’; ‘Restaurante Revelação’; ‘Melhor Casa de Petiscos’; ‘Melhor Cozinha Tradicional’; ‘Melhor Cozinha de Autor’; e ‘Melhor Cozinha Internacional’. São ainda entregues diplomas de prata e de ouro. O anúncio e entrega dos prémios acontece por ocasião da Gala Vinhos do Tejo, marcada para o dia 28 de maio.

Veja mais em Lifestyle

PUB