[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

12 marcas de café unem-se num projeto pioneiro, que começa em Cascais

Numa iniciativa inédita, sob a égide da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), 12 marcas de café – Bellissimo®, Bogani®, Buondi Caffè®, DeltaQ®, Nescafé Dolce Gusto®, Nespresso®, Nicola®, Segafredo®, Sical®, Starbucks®, Torrié® e UCC® – juntaram-se para um projeto de Reciclagem de Cápsulas de Café.

O compromisso com o meio ambiente, com a sustentabilidade e a economia circular, fez estas 12 marcas de café unirem-se na criação de um sistema comum para a reciclagem de cápsulas de café, afirma Cláudia Pimentel, Secretária Geral da AICC

A primeira iniciativa arrancou ontem, com a Cascais Ambiente, através da disponibilização de mais um fluxo na rede de Ecocentros do Município, para a reciclagem de cápsulas de café usadas, com o objetivo de lhes dar uma nova vida, independentemente das marcas e dos materiais que as compõem.

2022_amb_ecocentros_banner_site_1000x500_05_0

A Secretária Geral da AICC diz que “esta é uma iniciativa pioneira de parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e várias marcas de café” e que Cascais é, a partir de hoje, o primeiro Município a implementar este sistema em parceria com a Cascais Ambiente. Afirma que há vontade de expandir este projeto a outros municípios.

Ao todo são oito Ecocentros fixos e móveis que existem espalhados pelo Município e que agora passam a recolher também cápsulas de café usadas, que serão entregues e armazenadas na Tratolixo. Qualquer pessoa pode depositar as suas cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas. Todos os locais da rede de Ecocentros podem ser consultados em ambiente.cascais.pt

Luís Almeida Capão, presidente do conselho de Administração da Cascais Ambiente, afirma que têm trabalhado para criar soluções que não sejam mais caras para os munícipes e permitam o aumento da circularidade dos materiais. Ao recolhermos as cápsulas de café nos oito ecocentros existentes, aumentamos de 12 para 13 fluxos recolhidos, otimizando capacidade de recolha da Rede de Ecocentros, refere.

Das borras ao plástico: no que se tornam as cápsulas?

No reciclador, as cápsulas são tratadas permitindo separar os distintos materiais e terem uma segunda vida.

As borras de café convertem-se em composto orgânico para uso agrícola e outros produtos que promovem a circularidade; o alumínio coletado, uma vez que é infinitamente reciclável, pode ser transformado em novos objetos do quotidiano (esferográficas, lapiseiras, outros); e do plástico produz-se um material que se usará para fabricar novos objetos.

Veja mais em Sociedade

PUB