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1 A cadeira


Passamos um elevado número de horas sentados. É fundamental escolher uma boa cadeira ou cadeirão, que seja ergonómica e que nos mantenha as costas direitas.

2 A secretária


A secretária deve ter o tamanho adequado a cada tipo de trabalho. Se trabalha apenas com um computador e meia dúzia de papéis para apontamentos, uma secretária com 120x60cm é mais do que suficiente. Se precisa de espaço para consultar documentos, abrir livros, catálogos ou ter mostruários à sua volta, então convém ter no mínimo 180x80cm.

3 Iluminação


A iluminação deve ficar sempre do lado esquerdo, para não fazer sombra sobre o que se está a escrever, uma vez que escrevemos da esquerda para a direita. O candeeiro deve estar ligeiramente abaixo do nível dos olhos e projetar a luz para a secretária ou teclado do computador e não para o monitor. Minimizar a diferença de intensidade entre a iluminação ambiente e a iluminação do computador é também importante para não cansar a vista.

4 Organização


Seguindo a mesma lógica da escrita, do lado esquerdo devem estar os documentos que estamos a trabalhar no momento ou em lista de espera, a nossa agenda de trabalho (de preferência num suporte vertical de forma a visualizar a semana completa) e as "To Do List" por ordem de prioridade. Do lado direito devem estar os note books, os processos encerrados, as faturas pagas e tudo o que está resolvido e pronto a arquivar.

5 Organização


Os lápis, canetas, agrafadores e todos os objetos necessários ao trabalho ficam também do lado direito. Não faz sentido esticar o braço para o lado esquerdo para ir buscar um lápis que vai escrever com a mão direita, a não ser que seja canhoto.

6 Decoração


A área de trabalho não tem que ser uma zona aborrecida, muito pelo contrário. Para dar vida a este espaço coloque uma jarra com flores e umas velas aromáticas do lado direito. Não só decoram como ajudam a esconder todos os objetos de trabalho que, regra geral, não são esteticamente apelativos.

7 Personalização


Em casa podemos ter o nosso espaço personalizado, mas no trabalho convém evitar. À exceção de alguns cargos, que podem (e devem) ter uma fotografia da família passando assim uma imagem de liderança, união e credibilidade. Esta fotografia convém estar numa moldura simples, também do lado direito, com uma inclinação de 45ºC para poder ser vista por quem se senta do outro lado da secretária. De resto, fotografias pessoais são para ter apenas no nosso espaço privado.

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    Passamos um elevado número de horas sentados. É fundamental escolher uma boa cadeira ou cadeirão, que seja ergonómica e que nos mantenha as costas direitas.

     

  • 2 A secretária


    A secretária deve ter o tamanho adequado a cada tipo de trabalho. Se trabalha apenas com um computador e meia dúzia de papéis para apontamentos, uma secretária com 120x60cm é mais do que suficiente. Se precisa de espaço para consultar documentos, abrir livros, catálogos ou ter mostruários à sua volta, então convém ter no mínimo 180x80cm.

     

  • 3 Iluminação


    A iluminação deve ficar sempre do lado esquerdo, para não fazer sombra sobre o que se está a escrever, uma vez que escrevemos da esquerda para a direita. O candeeiro deve estar ligeiramente abaixo do nível dos olhos e projetar a luz para a secretária ou teclado do computador e não para o monitor. Minimizar a diferença de intensidade entre a iluminação ambiente e a iluminação do computador é também importante para não cansar a vista.

     

  • 4 Organização


    Seguindo a mesma lógica da escrita, do lado esquerdo devem estar os documentos que estamos a trabalhar no momento ou em lista de espera, a nossa agenda de trabalho (de preferência num suporte vertical de forma a visualizar a semana completa) e as "To Do List" por ordem de prioridade. Do lado direito devem estar os note books, os processos encerrados, as faturas pagas e tudo o que está resolvido e pronto a arquivar.

     

  • 5 Organização


    Os lápis, canetas, agrafadores e todos os objetos necessários ao trabalho ficam também do lado direito. Não faz sentido esticar o braço para o lado esquerdo para ir buscar um lápis que vai escrever com a mão direita, a não ser que seja canhoto.

     

  • 6 Decoração


    A área de trabalho não tem que ser uma zona aborrecida, muito pelo contrário. Para dar vida a este espaço coloque uma jarra com flores e umas velas aromáticas do lado direito. Não só decoram como ajudam a esconder todos os objetos de trabalho que, regra geral, não são esteticamente apelativos.

     

  • 7 Personalização


    Em casa podemos ter o nosso espaço personalizado, mas no trabalho convém evitar. À exceção de alguns cargos, que podem (e devem) ter uma fotografia da família passando assim uma imagem de liderança, união e credibilidade. Esta fotografia convém estar numa moldura simples, também do lado direito, com uma inclinação de 45ºC para poder ser vista por quem se senta do outro lado da secretária. De resto, fotografias pessoais são para ter apenas no nosso espaço privado.

     

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7 passos para organizar a secretária depois das férias

Com as sugestões da designer de interiores Rita Salgueiro organize a sua secretária e atire-se ao trabalho

Uma secretária organizada e funcional pode ser a chave para um excelente regresso ao trabalho. O início de mais um período laboral pode ser muito mais estimulante se seguir alguns passos específicos para organizar a sua secretária, que é, provavelmente, um dos espaços onde passa mais tempo, quer seja num escritório fora ou dentro da sua casa.

A designer de interiores  Rita Salgueiro partilhou com a LuxWOMAN algumas ideias de organização e funcionalidade para a sua secretária, que se quer confortável, arrumada, funcional e bonita, permitindo sempre apontamentos pessoais. Toda a produção foi possível graças à colaboração do showroom Aldeco e da Cartune Store.

Tenha em mente que o objetivo essencial é manter a secretária limpa e organizada, para poder dar seguimento às suas tarefas de forma eficiente.

A designer faculta-lhe estas e outras propostas práticas de decoração, no seus workshops, em cursos que tanto se focam na casa, como no escritório, com diversas dicas de arrumação e de decoração.

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