[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

8 dicas de uma personal stylist para aproveitar os saldos

A personal stylist Liliana Correia partilha oito dicas para tirar maior partido dos saldos e não cair em tentações. 

Os saldos são, para muitos, uma oportunidade de adquirir certas peças que andaram a namorar o ano inteiro. Na verdade, esta é uma altura em que cedemos a tentações e adquirimos, muitas vezes, peças de que precisamos. O preço baixo torna-se aliciante e faz-nos deixar de lado o discernimento e a consciência de que, muito provavelmente, não necessitamos daquela peça de roupa.

Enquanto personal stylist, Liliana Correia considera que os saldos “devem ser um recurso para a compra de peças de boa qualidade, mas que, naturalmente, serão menos utilizadas”. Na ótica da especialista, não faz sentido investir tanto valor nestas peças de roupa e os descontos tornam-se mais rentáveis.

Liliana Correia, criadora da LC Fashion Consultancy e curadora do evento Resale Gallery

Liliana Correia, criadora da LC Fashion Consultancy e curadora do evento Resale Gallery

Para ajudar a que sejam feitas compras com consciência nos saldos de inverno, Liliana deixa-lhe oito dicas:

1| Qualidade vs. Quantidade 

Os saldos são o momento ideal para comprar Qualidade em vez de Quantidade, por isso, devem ser priorizadas marcas de Alta-Costura ou Prêt à Porter em detrimento de Fast Fashion.

2| É barato, mas não tem de levar

Quando o argumento principal para realizar a comprar é o preço, por norma, esta vai revelar-se uma má aquisição, tratando-se de uma compra por impulso que, porventura, ficará perdida no guarda-roupa sem grande utilização.

3| As tendências da estação

Devem-se aproveitar os saldos para adquirir peças que são tendência de estação, porque provavelmente no ano seguinte a tendência poderá não continuar e, assim, o investimento numa peça temporal não será tão elevado.

4| Complementar os básicos

Outra dica passa por adquirir, por exemplo, peças em cores fortes, perfeitas para utilizar com os básicos que já compõem o armário e que, naturalmente, não serão utilizadas com tanta regularidade quanto outros tons mais neutros.

5| Levar o tamanho certo

Comprar as peças sempre no tamanho correto, sobretudo quando falamos de calçado. Não vale a pena comprar calçado um número abaixo ou acima do tamanho correto apenas porque está mais barato, se depois não será utilizado ou se de cada vez que é utilizado vai causar desconforto.

6| Pensar nas festas que se aproximam 

O período de saldos também é uma ótima oportunidade para aproveitar e comprar um vestido de festa ou casamento, mesmo que não se tenha ainda nenhum plano em vista para o utilizar, isto porque quando surgir a ocasião já se possui uma alternativa e não será preciso procurar. Geralmente, quando precisamos existe maior dificuldade em encontrar.

Aproveite, também, para comprar um blazer de festa e dois tops ou blusas para o mesmo efeito. Estas peças facilmente se conjugam com várias saias e calças e consegue-se ganhar vários looks para jantares, cocktails e festas.

7| Faça uma lista

Idealmente, deve-se fazer uma lista do que se precisa comprar e tentar ao máximo respeitá-la (Exemplo: Peça tendência, peça de cor forte; blazer festa; dois tops elegantes; um sobretudo de cor neutra; um par de calças de corte clássico ou um par de sapatos animal print).

8| Na dúvida, não compre!

Na dúvida, não comprar! Se existem dúvidas na hora de fazer a compra, 99% das vezes significa que a peça não vai ser usada.

Veja mais em Moda

PUB