[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

8 dicas para umas férias sustentáveis

Com a chegada do Verão, mudamos os nossos hábitos de lazer e trabalho e também o nosso comportamento em casa, uns passando menos tempo em casa do que no resto do ano, enquanto outros combinam a sua casa habitual com uma segunda casa. Quer ter umas férias sustentáveis e poupar dinheiro em casa? Veja as nossas 8 dicas.

A realidade que algumas pessoas vivem no Verão de terem duas casas abertas, por vezes mesmo em paralelo, aumenta os custos energéticos durante esses, quando outros itens também aumentam, como o consumo de água e eletricidade – principalmente devido ao ar condicionado – e o tempo mais longo que as crianças em idade escolar passam em casa.

Além disso, há uma importante tendência global para o workation (a fusão do trabalho e das férias), que, com a introdução do teletrabalho e a chegada do Verão, está a ganhar força e a aumentar o número de trabalhadores que optam por passar os meses de Verão a meio caminho entre duas residências. Esta situação poderia aumentar significativamente as contas das famílias entre junho e setembro, especialmente tendo em conta os preços atuais da eletricidade.

Em pleno período de férias, e para evitar surpresas nos gastos domésticos nos próximos meses, preparámos um guia com as chaves para um Verão e férias sustentáveis e eficientes em casa:

1. Utilização responsável do ar condicionado

O ar condicionado representa a maior despesa em eletricidade durante os meses de Verão. Especialmente com o teletrabalho, que mantém estes dispositivos ativos em casa por uma média de 5 a 8 horas.

Para um consumo responsável, recomenda-se manter uma temperatura estável, cerca de 24-26ºC, porque por cada grau que a temperatura desce, o custo aumenta em 8%. Outro bom truque é usar o modo ECO ou Night nos aparelhos de ar condicionado que o têm. Para além de aproveitar as primeiras horas do dia e da noite, com temperaturas mais baixas e ar ainda mais fresco, para abrir as janelas.

Do mesmo modo, para as famílias que compram um ar condicionado pela primeira vez ou desejam renovar o seu atual, é aconselhável optar por aqueles com um sistema inversor, que são 40% mais eficientes porque funcionam a uma velocidade constante. É também aconselhável verificar que rótulo de eficiência energética possuem. Ao instalá-lo, é importante ter em conta os pontos de entrada de luz, para se manter fora do sol tanto quanto possível.

Uma boa manutenção com filtros limpos e bem conservados também reduz o consumo de energia. O mesmo se aplica à alternância entre o uso de ar condicionado e o ventilador. Esta última, embora não tenha a mesma capacidade para refrigerar uma sala, consome 90% menos energia.

2. Prevenir fugas de água na piscina

Quando as piscinas não são utilizadas, é aconselhável cobri-las com lonas ou coberturas manuais ou automáticas para que a água seja mantida durante um período de tempo mais longo e a função do purificador seja protegida. Além disso, mantem-se a temperatura, o que reduz a evaporação, diminuindo a necessidade de reposição de água.

O enchimento destas piscinas é também uma das despesas mais consideráveis do Verão. Por exemplo, encher uma piscina com um tamanho de aproximadamente 50 metros cúbicos traduz-se num custo de 100 euros em água. Este Verão estima-se que o tempo passado em casa será muito menor, pelo que é importante pensar de antemão se vale realmente a pena encher pequenas piscinas, dependendo do tempo que se vai estar em casa.

Uma vez terminado o Verão, devem ser considerados sistemas como oxigénio ativo ou equipamento de desinfeção salina que ajudem a manter a água de um ano para o outro.

3. Instalar um sistema de rega automático

A utilização de sistemas de irrigação de hortas e pomares ajuda a poupar água e permite mantê-los em boas condições enquanto se está longe de casa. É também aconselhável escolher plantas nativas e resistentes à seca e utilizar cobertura morta por cima da terra das plantas para evitar a evaporação.

4. Secar roupa ao ar livre

A utilização da máquina de secar roupa consome muita energia. Recomendamos que se tire partido das altas temperaturas e do sol para pendurar a roupa e secar roupa de forma rápida, económica e sustentável.

5. Não descongelar os alimentos com água

O bom tempo facilita a descongelação natural dos alimentos, uma prática que ajuda a preservar as suas propriedades e poupa o consumo de água. Também na cozinha, para beber água fria, uma boa opção é encher garrafas de água e mantê-las no frigorífico, em vez de correr a torneira até ser atingida a temperatura certa.

6. Usar toldos e persianas

Embora seja bom desfrutar da luz solar no Verão, expor a casa nas horas de maior calor vai contribuir para aquecê-la, aumentando as necessidades de refrigeração. Uma prática simples é usar toldos e persianas durante as horas mais quentes do dia para manter a casa mais fresca ao longo do dia. De facto, a instalação de toldos pode reduzir os custos de energia até 60%. Quando a temperatura cai, podem então ser abertas as janelas para ventilar a casa.

7. Evitar ligar as luzes quando não for necessário

O Verão tem muitas horas de luz e é muito importante saber como aproveitá-las ao máximo. O ideal é não ligar luzes artificiais antes das 21 horas, pois, para além de causar calor, é um consumo desnecessário.

8. Trocar banhos de imersão por duches

Um duche nestes meses pode ser tão relaxante como um banho de espuma. O Verão é uma boa altura para tomar um duche em vez de um banho. E ao limitar o tempo de banho a cinco minutos, pode poupar cerca de 3.500 litros de água por mês.

Uma vantagem para as suas férias sustentáveis

E para além destes bons hábitos em casa durante o período de Verão, para conseguir férias sustentáveis é importante que todos respeitemos o ambiente a todo o momento, com algumas práticas muito simples para que os seus dias de folga sejam também 100% sustentáveis:

  • Deslocar-se a pé ou de bicicleta: as boas temperaturas do Verão convidam a desfrutar de um passeio a pé ou de bicicleta e evitar o uso de carro ou da moto, o que ajudará a reduzir as emissões de CO2, a proteger o ambiente e a poupar em combustível.
  • Reciclar e reduzir os resíduos: é muito importante prestar atenção ao local onde deita o seu lixo nas férias, especialmente em ambientes naturais protegidos, atirando os resíduos adequados em cada contentor para reciclagem ou guardando-os quando não tiver um caixote nas imediações. Tentar também reduzir a quantidade de lixo e reutilizar recipientes como garrafas, tupperwares ou sacos, sempre que possível.
  • Evitar o consumo de papel: é aconselhável consultar bilhetes de viagem, reservas de hotel e guias ou itinerários em formato eletrónico.

Com estes pequenos truques em casa e nas férias, é possível ter um Verão sustentável e amigo do ambiente poupando nas contas domésticas, especialmente para aqueles que dividem o núcleo familiar em várias casas durante os meses de Verão.

Veja mais em Lifestyle

PUB