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A C&A lança uma campanha de consciencialização contra o cancro da mama

A marca contribuirá com 44.000€ para um projeto de investigação

O cancro da mama é aquele que ocorre de forma mais frequente nas mulheres, afetando 1 em cada 8, e ainda que uma deteção precoce possa ser essencial para salvar vidas, apenas 4% das campanhas feitas atualmente falam de prevenção.

No ano passado, a C&A optou por passar uma mensagem de prevenção com a sua campanha “Reminder Bra”, que relembrava mensalmente sobre a importância do autoexame mamário. Este ano, a nova campanha tem uma outra relevância, pois o contexto de pandemia da COVID-19 fez com que desde março o número de casos de cancro de mama diagnosticados tenha diminuído.

O objetivo da C&A é continuar a sensibilizar e informar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância e necessidade de tomar medidas para prevenir esta doença, prestando atenção a sinais precoces e colocando em prática rotinas essenciais, tais como as visitas regulares ao ginecologista, o autoexame em casa e a manutenção de hábitos para uma vida mais saudável.

A informação é essencial, e por este motivo durante todo o mês de outubro, 1 em cada 8 peças disponíveis nas lojas, os perfis sociais e o site da C&A, terão mensagens de prevenção de vários médicos, desde ginecologistas a oncologistas especializados neste cancro, e também de pacientes que sobreviveram à doença. Todas as mensagens direcionam a uma landing page que contém vídeos e mensagens de todos os participantes da campanha, desde testemunhos de experiências com a doença como conselhos profissionais e informações sobre o cancro.

A Dra. Mónica Nave, médica oncologista no Hospital da Luz de Lisboa, destaca: “Falar de cancro da mama nunca será demais enquanto esta doença continuar a afetar tantas mulheres, e especialmente quando com os métodos de rastreio existentes e um tratamento iniciado numa fase de doença precoce podem salvar tantas vidas. Nos últimos anos assistimos, e vamos continuar a assistir, a um enorme trabalho de investigação que nos permite saber mais acerca desta doença, seus fatores de risco e características biológicas que possibilitam não só reduzir o risco de doença, mas também tratá-la de forma mais eficaz. É importante que se fale desta doença para que mais mulheres estejam alertas e sensibilizadas para não só aderirem a programas de rastreio, mas também que procurem o seu médico assistente se detetarem alguma alteração na sua mama. A mensagem tem que ser de sensibilização, informação e esperança.”

“A responsabilidade social está no ADN da C&A, pois queremos tornar o mundo em que vivemos num lugar melhor.” refere Domingos Esteves, Diretor geral da C&A em Espanha e Portugal, “por isso, vamos colaborar em projetos de investigação do cancro da mama, preocupamo-nos que os nossos clientes não só se sintam bem consigo próprios e com o que vestem, mas também pensamos na saúde de cada um. Queremos assim, ser parte da solução, apoiar quem precisa e relembrar a importância das pessoas cuidarem da sua saúde. Esta é uma luta que nos toca a todos. Estamos a colaborar em investigações que procuram novas formas de tratamento da doença e, em outubro, vamos usar todos os ativos da marca para lançar esta campanha de consciencialização e amplificar ao máximo esta mensagem, para que ela perdure no tempo”.

Como demonstração do compromisso da marca com esta causa, a fundação C&A contribuirá com 44.000 euros para a Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário (EVITA), que tem como missão salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de indivíduos e famílias afetadas pelo cancro hereditário. O montante terá como destino o financiamento de um projeto dedicado a estimar o impacto social e económico da implementação de um percurso de cuidados otimizado e da gestão multidisciplinar de cuidados versus o diagnóstico e tratamento tardio do cancro da mama e ovário hereditário.

Tamara Milagre, Presidente da EVITA, refere ainda: “A investigação é essencial para a obtenção de respostas e aprofundamento das questões ligadas ao cancro da mama esporádico e hereditário. É por isso que esta colaboração com a C&A é tão importante, pois unimos assim esforços para fazer frente a esta doença e para conseguirmos obter mais respostas. Para além disso, é muito importante que marcas como a C&A tenham voz ativa em questões deste género, pois neste caso, a causa da luta contra o cancro da mama, é amplificada pela grande plataforma e notoriedade que a marca tem, e a mensagem chega a muitas mais pessoas, alertando-as e sensibilizando-as”.

Os pacientes são, sem dúvida, os maiores beneficiários destes projetos de investigação e das campanhas de divulgação como as que a C&A já desenvolveu. Sandra Lucas, sobrevivente do cancro da mama, apoia a iniciativa:

“É fulcral prestarmos atenção ao nosso corpo e olharmos pela nossa saúde. Em contexto de pandemia, muitas foram as pessoas que focaram a sua atenção na COVID-19 e, ou desistiram de ir a consultas médicas de rotina, ou adiaram os seus check-ups indefinidamente. Só que, por muito que 2020 tenha colocado tudo em stand-by, a nossa saúde tem de ser a exceção, porque infelizmente os casos de cancro de mama continuam a existir e a deteção precoce é essencial para um tratamento mais eficaz. É por isso que apoio campanhas como a da C&A, que servem para alertar e potencialmente resultar em deteções de casos.”

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