Foi com um sorriso no rosto que Maria João Catarino nos recebeu quando visitámos a loja Catarino Jóias & Relógios, em Massamá. Junto do marido e de uma das filhas, a sócia-gerente contou-nos um pouco da história da marca e logo nos desafiou a arregaçar as mangas e a experimentar um workshop de joalharia – uma das várias experiências que o recém-lançado Atelier By Catarino oferece.
A Catarino Jóias & Relógios surgiu em 1969, na cidade de Queluz, pelas mãos da família Catarino. Com uma longa tradição ligada à joalharia, nos dias de hoje, o negócio ainda se mantém familiar e é assim que pretendem que continue.
Mais do que uma marca, são um grupo de lojas multimarca, onde podemos encontrar marcas como Casio, Fossil, Gant, Majorica, Radiant Jewels, entre muitas outras. Durante a pandemia, fruto do “profundo conhecimento” que têm do mercado e da “necessidade e vontade de recuperar e homenagear o ouro português”, lançaram uma marca própria, a 4 Leaf Clover. Mais recentemente, surgiu o Atelier by Catarino para “realizar os acabamentos da 4 Leaf Clover e oferecer às pessoas a oportunidade de criarem as suas próprias peças”.
À LuxWoman, Maria João Catarino, desvenda como é trabalhar em família, como se mantém a par das tendências e o que reserva o futuro.
Como surgiu a Catarino Jóias & Relógios?
Com origens na família Catarino, uma família com um longa tradição ligada à joalharia, a Catarino Jóias & Relógios surgiu em 1969, na cidade de Queluz, e ainda hoje é um negócio familiar.
Mais do que uma marca, trata-se de um grupo de lojas multimarca, com várias décadas de experiência e que tem conseguido traçar o seu caminho e manter-se fiel aos seus princípios, ao mesmo tempo que acompanha a evolução do mercado, as novas tendências e as exigências dos consumidores.
Além de venderem outras marcas, têm também uma marca própria, a 4 Leaf Clover. Esse sempre foi um objetivo?
A Catarino Jóias & Relógios tem origem na ourivesaria tradicional portuguesa. E durante algumas décadas, este foi o nosso foco porque era também o que respondia às necessidades dos nossos clientes.
Na última década, reforçámos a proximidade com os nossos clientes e investimos em lojas em centros comerciais, nomeadamente o Alegro Sintra e Alegro Alfragide porque percebemos que era importante darmos resposta também a este tipo de clientes.
Nunca nos resignamos e procuramos estar sempre a par das tendências e, se possível, antecipar as necessidades dos nossos clientes e foi assim que, na pandemia, surgiu a 4 Leaf Clover. Mais do que um objetivo pré definido, foi uma oportunidade que surgiu do profundo conhecimento que temos do mercado e da nossa necessidade e vontade de recuperar e homenagear o ouro português. Até ao momento estamos muito contentes com a aceitação e resultados da marca, que é exclusiva da Catarino Jóias & Relógios.
Como são selecionadas as peças desta marca?
As nossas peças são clássicos intemporais, concebidas para serem passadas de geração em geração. Cada peça é idealizada de acordo com os valores da marca e os seus pilares: fé, amor, esperança e família. A vida é feita de momentos que queremos eternizar, e muitas das nossas peças são inspiradas nesses momentos. Em família, decidimos juntos um esboço do que queremos e, em seguida, discutimos com o fabricante, que também contribui com a sua opinião. Por exemplo, um conjunto que nos é muito especial é o conjunto Benedita, em homenagem à minha primeira neta. Este conjunto é constituído por um coração em madrepérola e outro em ouro, simbolizando a união entre a mãe e a filha. Quando apresentamos a peça aos clientes, explicamos a história que está por trás, o que acrescenta um encanto e um valor sentimental únicos à peça.
É, desde o início, um negócio familiar. A ideia é que permaneça desta forma?
Sim, é assim desde 1969 e é assim que pretendemos que continue. Inclusivamente, as nossas filhas, apesar de ambas terem formação na área da saúde, resolveram abraçar e dar continuidade ao negócio familiar.
Somos conhecidos por oferecer um atendimento muito familiar, pessoal e personalizado, algo que advém diretamente da nossa relação familiar. Portanto, sim, apesar de estarmos a crescer, esta dinâmica familiar é a essência da nossa loja e marca, e pretendemos mantê-la.
Como é trabalhar em família?
Nunca trabalhámos de outra forma, mas os resultados que temos vindo a obter e o feedback dos nossos clientes demonstram-nos que tem sido a escolha acertada.
Contudo, há sempre desafios que vão surgindo e que tentamos resolver sem nunca perder o foco e a confiança no nosso trabalho.
Acreditamos, inclusivamente, que os desafios são mais facilmente superados porque contamos sempre com o apoio e amor uns dos outros.
Recentemente lançaram o Atelier By Catarino. De onde partiu a ideia?
Com o lançamento da nossa marca surgiram novas necessidades, nomeadamente ao nível da assistência técnica e acabamentos da mesma. E, apesar de estarmos muito satisfeitas com os parceiros que nos ajudaram nestes primeiros anos, queríamos ter um maior controlo das nossas peças e não estar dependentes de terceiros. Foi assim, que começou a surgir a ideia do Atelier.
Os clientes mostravam interesse em fazer as suas próprias peças?
Sim, nas nossas lojas, começámos a perceber que existia interesse sobre o processo de fabrico de uma jóia e os nossos clientes também expressavam vontade de conhecer mais sobre o mundo da ourivesaria. Decidimos, então, conjugar estes dois pontos: realizar os acabamentos da 4 Leaf Clover e oferecer às pessoas a oportunidade de criarem as suas próprias peças. Desta forma, conseguimos atender à curiosidade dos nossos clientes enquanto mantemos a qualidade e a tradição da nossa marca.
Como passou o projeto à ação?
Tal como qualquer outro projeto do nosso grupo, para o fazer acontecer, temos de o saber fazer e pôr a mão na massa. Decidi então tirar um curso que me desse as bases necessárias para iniciar este projeto desafiante. E quando planeámos a mudança para Massamá, tínhamos em mente encontrar um espaço que integrasse o mundo da loja com o ambiente de uma oficina. Optámos por um local com muita luz natural, algo pouco comum nos tradicionais ambientes de oficina, que geralmente são caves ou garagens escuras e empoeiradas – um cenário mais antigo. Eu queria algo que desempenhasse as mesmas funções, mas com uma estética mais elegante, porque o espaço também estaria aberto ao público.
Além dos workshops que encontramos no site, aceitam pedidos personalizados?
O céu é o limite. Estamos a dar os primeiros passos e a perceber o que é que as pessoas mais procuram, o que é que lhes interessa mais, quais são as suas necessidades e curiosidades. E é assim que vão surgindo as oportunidades e os temas dos nossos workshops.
Acreditamos que todos os desafios são possíveis de realizar, cada um com o seu grau de dificuldade e exigência, mas todos são possíveis.
Já tivemos Damas de Honor a produzirem os brincos que iam levar ao casamento, noivos a fabricarem as suas alianças, filhos a fazerem peças para oferecerem às mães, amigas a eternizarem a sua amizade com a produção de peças semelhantes, criação de peças de família, entre tantas outras experiências.
Se alguém tiver uma ideia, basta entrar em contacto connosco via e-mail, telefone ou redes sociais, através dos contactos disponíveis em atelierbycatarino.pt e nós fazemos acontecer.
Neste momento têm três lojas físicas, está nos planos abrir mais? O que reserva o futuro?
Para já estamos focados nas três lojas que já temos, no crescimento sustentado da nossa marca e em fazer crescer o Atelier. Preferimos dar um passo de cada vez e fazermos tudo com o máximo de empenho e dedicação e com a qualidade que os nossos clientes nos reconhecem.
Apesar de não dizermos que não a um desafio, para já estas são as nossas prioridades.