[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Albano Jerónimo é Coroliano de Shakespeare

Não sabendo que é de Shakespeare, quem assista a Coriolano acredita facilmente que o texto foi escrito hoje, agorinha mesmo.

A encenação de Nuno Cardoso, a que assisti ontem na estreia da peça, coloca (através dos figurinos) a ação nos dias de hoje e a imponente escadaria que ocupa o palco do Teatro Nacional Dona Maria II, durante toda a peça, remete o espetador, logo ao subir do pano, para os protestos na escadaria da Assembleia da República.

A proximidade com a realidade portuguesa não acaba aqui. O texto é, sobretudo, acerca da manipulação do povo através da palavra. E a ação demonstra como as palavras matam mais do que os atos.

A história é relativamente simples de contar: um general romano, Márcio Caius Coriolano, ganha tantas guerras e batalhas que se torna um herói de Roma, mas por ser arrogante, intempestivo e irascível, cai na armadilha de dois tribunos quando quer ser nomeado cônsul. É banido de Roma e vai ter com o seu maior inimigo para destruir a cidade natal. Durante o cerco, a mãe de Coriolano conversa com ele para o demover da sua sede de vingança e, ao ceder, comovido pelas palavras da mãe, acaba por assinar a sua própria sentença de morte.

O povo, a personagem coletiva, tem em vários momentos o poder de mudar o percurso de Coriolano e os destinos de Roma, já que o povo tem de votar pela eleição e depois pelo banimento de Coriolano. E, em vários momentos, o povo contradiz-se e toma decisões opostas quase em simultâneo, de acordo com o discurso do mais bem-falante do momento. Minhas senhoras, este texto foi escrito em 1608 com base numa personagem da Roma Antiga que terá vivido no século V a.C. e é impressionante como hoje ainda faz tanto sentido.

Da encenação que estreou ontem no Teatro Nacional D. Maria, em Lisboa, há a dizer que Ana Bustorff tem uma excelente interpretação e que Albano Jerónimo, ator que encarna o protagonista, mostra em alguns momentos que a sua grandeza não é apenas uma questão de altura – o ator tem, aos 35 anos, alguns detalhes de interpretação dos grandes atores de teatro (o domínio do tempo em palco, a rápida alteração do tom do discurso).

Mas o texto é muitas vezes dito a correr, pela maioria das personagens, demasiadas vezes aos gritos, o que não facilita a compreensão da ação. Ainda por cima, é um texto de Shakespeare que continua a ser poesia. Gostaria de ter ouvido melhor a música das palavras e de ter visto as personagens a pensar, em vez de as ver debitar o texto.

Não deixa de ser importante assistir a esta peça, que fala dos dias de hoje, que mete medo pela atualidade e pela malvadez que reconhecemos tantas vezes… e que tem Albano Jerónimo, if you know what I mean…

A peça vai estar em cena até dia 2 de fevereiro de 2014. Bilhetes a partir de €5.

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB