[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Alemanha: 12 lugares imperdíveis

Mais famosa pelas suas cidades, património e festividades, a Alemanha é, na verdade, uma caixinha de surpresas. Eis 12 lugares que talvez desconheça e que merecem uma visita, de castelos a paisagens naturais. 

Castelo de Lichtenstein

O Castelo de Neuschwanstein, em Allgäu, é um dos pontos turísticos mais populares da Alemanha. No entanto, se procurar um sítio menos concorrido, opte por visitar o Castelo de Lichtenstein, no estado de Baden-Württemberg. É mais pequeno mas igualmente belo, com mobiliário e peças de arte dos séculos XV e XVI. Edificado sobre as fundações de um castelo medieval, é conhecido como o “Castelo dos Conto de Fadas de Württemberg”.

Capela de Gelo

Na base da Watzmann, a terceira maior montanha da Alemanha, em Berchtesgaden, encontra-se o campo de gelo permanente mais baixo dos Alpes. No inverno, as avalanches alimentam-no, pelo que existe durante todo o ano. No seu interior há uma caverna, conhecida como a Capela de Gelo, com formações muito interessantes. Está aberta ao público para visitas guiadas de 45 minutos.

Mosteiro beneditino Weltenburg Kloster

Para além das pitorescas paisagens montanhosas, a Baviera também se orgulha deste belo cenário em Weltenburg. Trata-se de uma secção estreita do vale do Danúbio no distrito de Kelheim. Os visitantes da reserva natural podem ver impressionantes formações rochosas e depois visitar o mosteiro beneditino Weltenburg Kloster. Este possui um hotel e um restaurante, que serve especialidades bávaras.

Trilho Baumwipfelpfad

Uma atração da Floresta Negra, é o Baumwipfelpfad. Trata-se de um trilho no topo das árvores com cerca de um quilómetro. As florestas e os vales circundantes também podem ser vistos a partir de uma torre de observação com 40 metros de altura. Bastante divertido, é uma espécie de “escorrega” de 55 metros que leva os visitantes de volta à entrada.

Ponte Geierlay

Da ponte Geierlay, perto de Mörsdorf, pode desfrutar de vistas deslumbrantes sobre um vale lateral do rio Mosela. Esta ponte suspensa fica a 100 metros de altura e tem 360 metros de comprimento. Criada à semelhança das congéneres nepalesas, foi inaugurada em 2015 e garante uma experiência espetacular aos viajantes. Pode suportar 600 pessoas de 80 quilos e ventos até 200 km/h.

Montanha Mágica Tigre e Tartaruga

Embora a região do Ruhr seja mais conhecida pela sua paisagem industrial – cujas instalações foram entretanto convertidas em centros dedicados à cultura e outras atividades – tem muito mais para oferecer. Uma das atrações é a ‘Montanha Mágica’ Tigre e Tartaruga, uma obra de arte de Heike Mutter e Ulrich Genth instalada em Duisburg. Pode percorrer, gratuitamente, a pé esta montanha-russa, que tem cerca de 2,7 quilómetros e atinge os 20 metros de altura. É particularmente impressionante ao anoitecer, quando 880 LED a iluminam. De dia, com bom tempo, é possível ver Dusseldorf, a cerca de 30 quilómetros.

Percurso pedestre Rothaarsteig

Rothaarsteig, que serpenteia pela região de Hochsauerland, na Renânia do Norte-Vestfália, é um percurso pedestre imperdível. Passa por Bruchhauser Steinen, uma formação com quatro rochas principais que testemunharam uma erupção vulcânica há 380 milhões de anos… Uma delas está aberta ao público e pode ser subida por uma escadaria esculpida na pedra. É também habitat de espécies raras de plantas e animais: com sorte, poderá deparar-se com um falcão peregrino, há muito ameaçado.

Castelo Schloss Braunfels

Uma atmosfera mística aguarda os visitantes do Schloss Braunfels, no estado de Hesse, a menos de uma hora de carro de Frankfurt, que tem a particularidade de pertencer a uma família há mais de 800 anos. Como permanece habitado, só pode ser visitado em visitas guiadas. O castelo possui também um museu, com achados pré-históricos, fardas militares, vestuário e joias de princesas, objetos decorativos e até pistolas de duelo…

Museu Sepulkralkultur

Um dos museus mais invulgares da Alemanha, é o Museu Sepulkralkultur, ou da Cultura Sepulcral, situado em Kassel. Como o nome sugere, trata da morte, do luto e dos ritos fúnebres. Com uma coleção com cerca de 20 mil objetos, que cobrem o período desde o século I d.C. até à atualidade, também acolhe exposições temporárias: até outubro decorre a exposição “Consolação”, que aborda o fenómeno a partir de perspetivas culturais, religiosas e artísticas e reflete sobre a forma como podemos enfrentar as experiências de perda e a dor que lhes está associada.

Gruta de estalactites de Iberg

Se quiser aventurar-se no mundo subterrâneo, a gruta de estalactites de Iberg, nas montanhas Harz, é o local ideal – e bastante refrescante, pois tem uma temperatura constante de oito graus. Aqui poderá ver uma sepultura da Idade do Bronze e um recife de coral, com 385 milhões de anos, dos mares do Sul, como atestam as criaturas marinhas petrificadas. A visita à gruta pode ser combinada com caminhadas pelas montanhas.

Parque Natural das Montanhas Zittau

A Saxónia não é apenas o lar da popular Suíça Saxónica, com as suas bizarras formações rochosas. Os visitantes também podem maravilhar-se com as extraordinárias formações rochosas de arenito no Parque Natural das Montanhas Zittau. Aqui há algo para todos, desde igrejas históricas e museus a trilhos pedestres e percursos de escalada de dificuldade variável.

Floresta Fantasma de Nienhagen

A Floresta Fantasma de Nienhagen situa-se no estado Meclemburgo-Pomerânia Ocidental. Esta paisagem faz parte da área florestal de Nienhäger Holz e as formas bizarras das árvores criam uma atmosfera mística, especialmente com vento e nevoeiro. A reserva alberga carvalhos, faias, carpas e freixos com idades compreendidas entre os 90 e os 170 anos.

Veja mais em Lifestyle

PUB