[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ana Marta Ferreira: atriz, mãe e influencer

Rosto bem conhecido da televisão nacional, Ana Marta Ferreira, estreou-se na série ‘Morangos com Açúcar’ quando tinha apenas 10 anos. Depois de participações em séries como ‘Clube das Chaves’ ou ‘Floribella’, vestiu diversos papéis, tanto em novelas, como em cinema, como o de Laura Diogo, das Doce, no filme sobre a mítica girlsband nacional, ‘Bem Bom’, que também passou a versão série, na RTP1. Atualmente, podemos vê-la diariamente nos serões da SIC, na novela ‘A Serra’, no papel da jovem aldeã Jacinta, e na 3º temporada da série ‘O Clube’, no serviço de streaming OPTO-SIC, onde encarna a sensual acompanhante de luxo Rita. A atriz de 27 anos, que é mãe de Rodrigo de 5, gosta de sair da sua zona de conforto em termos de moda, o que fez ao interpretar vários moods para o editorial de moda da nossa edição de abril, já nas bancas.

Fez o seu primeiro trabalho em televisão quando cerca de 8/9 anos? Como surgiu a oportunidade?

Um dia lembrei-me de dizer aos meus pais que gostava de experimentar ser atriz. Os meus pais sempre me apoiaram em tudo e em todas as ideias que tive. Então encontrámos um workshop de representação/modelo e inscreveram-me. O de representação correu super bem, o de modelo mais ou menos. No final, recebíamos um diploma e uma lista enorme de agências para enviarmos o book. Entretanto, a FEALMAR chamou-me para um casting para a primeira série de verão dos ‘Morangos com Açúcar’, fui selecionada e assim começou o mundo da representação para mim.

Mas ser atriz era um sonho que tinha?

Nunca o senti como um sonho. Simplesmente houve um dia que me lembrei, experimentei e amei! Os meus pais sempre me apoiaram em tudo, e sempre me deram muita força para seguir em frente com o que realmente gosto.

Foi muito importante ter o apoio dos seus pais?

Sempre tive o apoio dos meus pais. Para eles, desde que esteja feliz, seja a fazer o que for, está tudo certo!

E foi sempre continuando a representar? Em que altura percebeu que queria fazer da representação, profissão?

Percebi, mais ou menos, na adolescência. Quando representar se estava a tornar mais do que um hobby. Em miúda, sempre vi a minha atividade da representação como um hobby ou uma atividade extracurricular. Mais velha, comecei a sentir o bichinho de querer ser atriz de outra forma.

Vestido Moi Mimì

De que forma, o facto de ter começado a trabalhar tão nova fez com que crescesse mais depressa? Viu-se, de alguma forma, impedida de viver em pleno a sua adolescência?

Cresci imenso a trabalhar, claro! Mas também sou a mais nova em casa, há uma diferença de 10 anos dos meus irmãos, por isso sempre vivi num ambiente mais adulto. Quando comecei a trabalhar, os meus pais nunca me acompanhavam nas gravações, deram-me muita liberdade e com isso ganhei a minha independência naturalmente. Vivi muito bem a minha adolescência, não me senti impedida de nada, muito pelo contrário. Sempre fui muito feliz a fazer o que faço.

O que se tem revelado mais surpreendente, enquanto atriz?

A capacidade de viver outras vidas. Penso que só agora começo a sentir, realmente, o que é ser atriz, o que é dar vida a diferentes personagens. Fictícias ou reais. É um enorme prazer.

O que sentiu ao receber o convite para entrar no filme ‘Bem Bom’? Ao perceber que iria ser uma das emblemáticas Doce?

Fiquei histérica! Na verdade, quando fiz o casting, fui com a certeza de que ficaria com o papel. Temos que acreditar em nós próprios. Quando recebi a notícia de que ia fazer o projeto, foi épico! Fiquei mesmo, mesmo feliz.

O que destaca da sua participação no projeto? O que foi mais desafiante? Ou revelador?

Foi um projeto muito especial em vários sentidos. Foi uma descoberta gigante enquanto atriz. Tudo estava alinhado para ser um filme e uma série de sucesso. Principalmente, pela entrega que todos tivemos.

Vestido Welcome To The Love Club Sandálias Twinset

A novela ‘A Serra’, ainda está em exibição na SIC e entra na série ‘O Clube’, em Opto – SIC. O que se segue? Já tem projetos em mãos de que nos possa falar?

Por enquanto prefiro não revelar. Quando for altura, assim o farei!

O que seria um grande desafio? Alguma personagem que sonhe interpretar?

Gostava muito de fazer de psicopata ou alguma personagem com distúrbios psicológicos. Tenho um grande fascínio por séries e filmes que abordam o tema. Entender a cabeça de pessoas assim, fascina-me. Seria um desafio gigante! Ou o típico vilão. Nunca o fiz, por isso, seria um grande desafio também.

Foi mãe muito jovem. Quais diria serem os grandes desafios da maternidade?

Tudo é um desafio, para mim. Foi tudo novidade. Não lidava com muitas crianças, por isso acabei por aprender tudo. E penso que o maior desafio de todos é ter consciência de que o meu filho vai ser adulto. E quero que seja o melhor adulto possível. Que ajude a tornar este mundo um bocadinho melhor. Tento passar-lhe o melhor que sei. Vão ser eles que vão ficar cá. Espero mesmo que tudo melhore, porque neste momento, nada parece bom. Espero que as próximas gerações sejam melhores do que as anteriores.

Manifesta nas suas redes sociais um grande interesse por moda. O que a fascina na moda?

A irreverência. Cada vez mais, há estilistas que arriscam e fazem coisas diferentes. Fascina-me que um outfit reflita o estado de espírito de uma pessoa, pelo menos comigo acontece muito. Se estou bem sinto-me poderosa e visto algo que me enalteça. Se estou mais em baixo, visto qualquer coisa muito confortável e meio desleixada mesmo. Gosto que a moda seja diferente para todos.

E gosta de fazer editoriais de moda? De que mais gostou neste editorial?

Gosto muito! Saio muitas vezes da minha zona de conforto, experimento outros estilos e adoro! Editoriais de moda podem ser arte! Neste editorial, adorei fazer estilos diferentes. São todos diferentes, mostram diferentes personalidades. E, na verdade, sou muito eu. Sou gémeos, sou perita em personalidades diferentes.

Que outras áreas a apaixonam? O que mais gosta de fazer extra trabalho? O que a faz desligar?

Gosto muito de fazer trabalhos manuais, usar as mãos. Adoro cerâmica! Estou a descobrir esse mundo agora.

Em termos de projetos pessoais, o que mais gostaria de concretizar num futuro próximo?

Gostava muito de fazer uma viagem longa. Mas cada coisa a seu tempo.

Colete Twinset Vestido By Malene Birger Botas H&M

Fotografia Mariana Rocha @ Brandfire

Styling Diogo Raposo Pires

Make up Frederico Simão

Veja mais em Moda

PUB