[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ao Som de Charli Elle

Foi no dia em que soube da morte da bisavó que compôs a sua primeira canção. Embora não tenha sido o seu primeiro contacto com a música – aos 8 anos começou a estudar canto na escola, enquanto também estudava piano e guitarra-, foi aqui que o amor pela composição nasceu. “O amor pela composição nasceu depois da morte da minha Bisavó. No dia em que descobri, agarrei na guitarra e compus a minha primeira canção”, conta. Ao longo da sua vida viveu na África do Sul, nos Estados Unidos da América, em Inglaterra e em Portugal. Para além de artista em nome próprio, faz também back vocals para Matias Damásio e costuma marcar presença assídua em estúdios a compor para outros artistas. Até agora, já lançou três singles: “Parachute” ,  “WW3” e “Woman“.

Quem é Charli Elle?

É uma mulher destemida que vai atrás dos seus sonhos e luta pelas causas em que acredita.  

Como surge a música na sua vida?

Aos 8 anos comecei a estudar canto na escola, enquanto também estudava piano e guitarra. Nessa altura também desenvolvi uma paixão pelo teatro musical. Cheguei, mesmo, a fazer parte dos musicais da escola.

O amor pela composição nasceu depois da morte da minha Bisavó. No dia em que descobri, agarrei na guitarra e compus a minha primeira canção.

Créditos: Beware!

Créditos: Beware!

Ao longo da sua vida, já viveu em vários países. Essas experiências têm influência na sua música? 

Acho que todos os meus temas têm influência de todos os sítios onde vivi e das experiências que passei ao longo dos anos. Vou buscar influências dos coros tradicionais sul africanos para as minhas harmonias, e as sonoridades mais soulful e rnb dos tempos em que passei em Nova Iorque. 

Tive, também, oportunidade de escrever música para outros artistas (e para mim, mas ainda não foram lançadas) que têm influência da música Cabo Verdiana. 

Quais os seus role models no mundo da música?

Sou uma fã incondicional de Amy Winehouse e, também, de Jessie J. Adoro Etta James e Janis Joplin. Além de Jamiroquai, Masego, Yebba…. a lista não tem fim!

Lançou o seu terceiro single no início deste mês, “Woman”. Onde vai buscar inspiração para os seus temas?

Este tema foi inspirado, especificamente, na luta das mulheres pela igualdade. Esta é uma questão social, que há muito me interessa. Considero-me uma feminista, e, por isso, foi bastante fácil escrever um tema como o “Woman”. 

Capa do Single "Woman"

Capa do Single “Woman”

E o álbum, quando é que poderemos ouvir?

Para o ano que vem terei finalmente o prazer de lançar o meu álbum.

Embora tenha uma carreira em nome próprio, faz back vocals para Matias Damásio. Isto é algo de que gosta e pretende continuar a fazer?

Gosto muito de fazer Back vocals, até porque me dá uma oportunidade de aprender imenso sobre a vida de estrada, sobre o que é estar em grandes palcos e o que é que isso envolve. Também aprendi imenso com o Matias sobre a interação com os fãs, dedicação e entrega no palco. Mas confesso que um dia gostava de não ter disponibilidade para poder fazer Back vocals de todo, devido ao volume de concertos da Charli. 

Charli Elle no videoclipe do single "Woman"

Charli Elle no videoclipe do single “Woman”

Compor para outros artistas faz também parte da sua carreira. Para que artistas é que já compôs?

Já tive o gosto de compor para  pessoas fantásticas. Alguns nomes incluem Carolina de Deus, Joana Oliveira, Filipe Gonçalves, Mónica Sintra, Ana Maria, Diogo Pinto, entre outros.

Veja mais em Lifestyle

PUB