[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

‘Baleia Azul’. O desafio online que pode levar adolescentes ao suicídio

Em Portugal, o jogo já é conhecido em meio escolar. A morte de dois jovens está a ser investigada no Brasil.

Chama-se ‘Baleia Azul’ e consiste num desafio online, um jogo disputado nas redes sociais, em que os jovens participantes são desafiados por alguém, uma espécie de mentor, a cumprir 50 desafios muito violentos, avançou esta quarta-feira o Jornal de Notícias.

As tarefas ordenadas podem ser tão diferentes e perigosas como ficar o dia inteiro a ver filmes de terror, ouvir músicas psicadélicas ininterruptamente, mutilando o próprio corpo ou desenhando com uma faca uma baleia no braço. O derradeiro desafio será provocar a própria morte, ou seja o suicídio.

Tratam-se de grupos no Whatsapp ou no Facebook dos quais fazem parte os tais ´mentores’, administradores dos grupos, que ordenam a execução das tarefas e os adolescentes envolvidos vão publicando vídeos ilustrativos do cumprimento da tarefa. Uma vez no jogo, se a criança manifestar vontade de desistir e de sair, é dissuadida e pressionada a manter-se no ‘jogo’, recebendo ameaças dirigidas a si e aos seus familiares.

No Brasil, há duas mortes, a de um jovem de 19 anos e outro de 16, suspeitas de terem a ver com este perigoso jogo. Os dois jovens estavam envolvidos neste desafio e a investigação gira em torno de grupos de Whatsapp, com mais de 100 pessoas, que vão ser questionadas. Há outros casos de tentativas de suicídio, de duas adolescentes de 14 e 15 anos, também relacionados com a participação em grupos deste tipo.

Este jogo assustador terá surgido pela primeira vez na Rússia, onde se relaciona o suicídio de 130 jovens ao jogo disputado nas redes sociais. Também há preocupação em Inglaterra, França e Roménia, onde já existem campanhas de informação e prevenção junto das escolas. Em Portugal já é tema em reuniões com encarregados de educação, uma vez que as crianças já ouviram falar sobre o jogo.

Alterações de comportamento, isolamento, passar muito tempo ao telefone, angústia e irritabilidade, aparentemente imotivada, ou marcas no corpo inexplicáveis podem ser sinais de alerta.

Crianças e adolescentes com uma menor autoestima e com mais dificuldade de sociabilização, por terem mais necessidade de se sentirem valorizadas, pertencentes a um grupo, de conquistar desafios e de experimentar sensações fortes, serão os mais vulneráveis, mas todas podem cair neste tipo de enredo, pelo que, não custa estar alerta e conversar sobre o tema.

Veja mais em Sociedade

  • A C&A homenageia heróis da pandemia com uma doação de 17.400€

    A C&A reconheceu, através da campanha “Somos todos heróis”, lançada a 9 de julho, o trabalho altruísta de nove heróis do...

    LuxWOMANJulho 29, 2020
  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020

PUB